segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Comando do 29°BPM recebe moradores do bairro Herval



          Uma comissão, formada por quatro mulheres representantes do bairro Herval, reuniu-se com o Comando do 29°BPM de Ijuí nesta segunda-feira. A visita de Sandra Martins, Loreni Reis, Franciana Chaves e Maria Helena Perkoski teve como objetivo principal a troca de informações com a Brigada Militar. Na oportunidade recebeu-as o Capitão Vinicios de Aguiar Ayres, que responde pelo Comando do Batalhão. 
         Segundo o oficial a pauta principal foi o pedido de informações sobre como se desenvolve o policiamento nos bairros e de que forma a BM pode atender à demandas do bairro Herval e vizinhos. O oficial explanou sobre a filosofia de Policiamento Comunitário, em pleno desenvolvimento em toda a área do 29°BPM, que abrange além de Ijuí outros sete municípios da região. Trata-se de uma maneira diária de interação da Brigada Militar com a comunidade. Através dos contatos pessoais dos policiais que atuam no policiamento ostensivo, os cidadãos podem sugerir ações, denunciar suspeitos e até reclamar.
         O Capitão Ayres colocou os telefones da sede do 29°BPM (3332 7788 3332 7091 e 190 – EMERGÊNCIA) à disposição dos moradores para denúncias, mesmo anonimamente, e explicou-lhes sobre a Blog www.29bpm.blogspot.com, a mais nova ferramenta de comunicação da BM com a comunidade. Lá há um espaço para denúncias, críticas, sugestções e troca de informações com o total sigilo da fonte (denunciante) e da importância da participação da comunidade, que é quem de fato conhece os problemas locais. Qualquer informação útil ao policiamento pode ser prestada pelos canais citados. O policiamento nos bairros de Ijuí hoje desenvolve-se nas modalidades a apé, motorizado (em viaturas) e montado.

CF/88. Art.144 – “A Segurança Pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos...”