terça-feira, 11 de setembro de 2012

Oficial do 29°BPM participa de encontro Internacional do PROERD



          Do dia 25 ao dia 29 de agosto de 2012 realizou-se no hotel Rio’s Presidente na cidade do Rio de Janeiro o I Encontro Técnico Internacional do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) onde participaram delegações de policiais militares dos 26 estados Brasileiros e do Distrito Federal.
          Do Rio Grande do Sul foram 07 Policiais militares entre eles o 1° Tenente Celso Rogério Cardoso Silva, comandante da Unidade da Brigada Militar de Augusto Pestana, instrutor e Mentor do Programa Proerd, comandados pelo Major Ney Humberto Fagundes, Coordenador do Programa no Estado do Rio Grande do Sul.
Ten Celso - direita p/ esquerda - o segundo
          Entre os temas tratados, as três frentes de combate as Drogas que devem ser realizadas: a prevenção, o tratamento aos usuários e a repressão ao comercio de entorpecentes.
          Na prevenção destaca-se a palestra do Pesquisador Dr. Michael L Hecth e do Facilitador Sr Bobby Robinson, que atuam na coordenação das atividades do PROERD  para a America.
          No tratamento de usuários foram palestrantes o Tenente Coronel Roberto Cavalcanti Vianna da Policia Militar do Rio de Janeiro, que atuou na comissão de Direitos Humanos da ONU e mediação de conflitos, e o Psicólogo Içami Tiba renomado profissional, referencial brasileiro na área de psicologia com diversas obras publicadas.
          Na Repressão ao comercio de entorpecentes destacam-se as palestras do Coronel Rogério Seabra Martins, Policial Militar que integrou Missão de Paz na Guatemala e atualmente coordena as 27 Unidades de Policia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro e o Sr Alexander  G. Toth, Oficial da Policia Militar Americana que compõe o D.E.A. (Drug Enforcement Administration) no Brasil.
          Como atividades Praticas os participantes visitaram as UPPs de Santa Marta, Cidade de Deus e Andarai , conheceram as instalações do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e interagiram com integrantes de centros de recuperação e demais responsáveis pela integração social de moradores da comunidades visitadas.
          Deste encontro e interação os representantes da Brigada Militar multiplicarão o conhecimento obtido em suas cidades e regiões para melhor combater este problema que ocorre também em nosso estado.