sexta-feira, 12 de outubro de 2012

29°BPM na ExpoIjuí/FENADI 2012



     As primeiras 24 horas de atuação da Brigada Militar no parque de exposições de Ijuí nesta edição do evento foram de intenso trabalho, senão pela periculosidade das ocorrências atendidas, pela quantidade. Pelo menos sete casos enquadrados como crime ou contravenção foram flagrados pelas guarnições de serviço e princípios de desentendimentos foram sanados.
     A maior movimentação do período deu-se à noite, a partir das 19 horas, por ocasião do show da cantora Paula Fernandes, cujos fãs lotaram o anfiteatro. Embasados na lei de Contravenções Penais (LCP), Código Penal e Portaria 001/2012 da Vara da Infância e Juventude de Ijuí, Policiais Militares confeccionados Termos Circunstanciados e Comunicação de Ocorrências.
     Quatro contravenções de “Servir bebida alcoólica para menor de dezoito anos” foram registradas, bem como três crimes de Desobediência. Responsáveis pelas casas étnicas deverão responder perante a justiça pelo fornecmento de bebida alcoólica a menor, bem como pela desobediência à Portaria citada, expedida pelo Juizado da Infância e Juventude em primeiro de outubro.
     O Comando do 29°BPM alerta que a referida Portaria determina, dentre outras coisas, que “Crianças e Adolescentes poderão permanecer no interior do Parque nas quintas-feiras vésperas de feriados, sextas-feiras e sábados até a 01 hora da madrugada do dia seguinte. Nos demais dias da semana e domingos esta permanência tem como limite às 24 horas. Ainda para o sábado dia 13 – dia de show de Fernando e Sorocaba - a permanência é permitida até o término do espetáculo. 
     Casas étnicas e locais onde haja comercialização de bebidas alcoólicas deverão afixar cartazes informando sobre à proibição da venda ou fornecimento de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. A portaria determina como penalidade para quem descumprir essas medidas, multa estabelecida no Estatuto de Criança e do Adolescente e enquadramento no crime de Desobediência. 
    A atuação do 29°BPM perdurará até o término do evento, com reforço de efetivo da região, especialmente do 14°BPM de São Luiz Gonzaga. As ocorrências do Parque de Exposições estão sendo registradas naquele local, exceto casos de fagrante de crimes cuja pena máxima seja superior à dois anos.