terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palestra do Comandante Regional da BM em Ijuí


     O Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO-Missões), Tenente Coronel Felisberto Cunha da Silveira, ministrou palestra no Centro Administrativo do Parque de Exposições Wanderley Burmann na noite desta terça-feira. O ato fez parte da programação oficial da Expo-Ijuí/FENADI 2012. O oficial, que conta com vasta experiência em Polícia Comunitária adquirida ao longo de seus 33 anos de efetivo serviço na Brigada Militar, é Bacharel em Ciências Jurídicas e especialista em Polícia Comunitária e discorreu sobre o tema “SEGURANÇA PÚBLICA: Polícia Cidadã – Uma nova Visão!”
     Ao citar o Art. 144 da Constituição Federal “...Segurança Pública, direito e responsabilidade de todos...”, o Comandante Regional lembrou dos casos em que a polícia tende a evitar o crime, como o Furto Qualificado, dada a ostensividade das guarnições e lembrou daqueles (geralmente de grande repercussão) que nada tem a ver com a falta ou não de viatura do policiamento, como o homicídio por motivo fútil resultante de desentendimento entre quatro paredes.
     Ao longo de sua fala o oficial, que atuou em Ijuí em dois momentos distintos ao longo de sua carreira (como Tenente e Major, Comandante do 29°BPM) citou vários autores que escrevem sobre o tema e discorreu sobre eles. Para o oficial, que comunga da opinião destes, a resolução dos problemas da Segurança Pública passam pela participação da comunidade, por ações sociais, pela educação e não apenas pela repressão. Ele incitou aos participantes a prestarem informações à Brigada Militar para que esta possa tomar as medidas cabíveis para cada caso.
      O evento foi prestigiado pelo efetivo do 29°BPM, Policiais Militares da Reserva, autoridades locais e regionais e representante da União das Associações de Bairros de Ijuí.
     Veja fotos do evento: