terça-feira, 31 de julho de 2012

29ºBPM registra redução no número de atropelamentos nos primeiros sete meses do 2012


          A seção de Ensino e Treinamento do Comando da Brigada Militar de Ijuí concluiu a contagem dos acidentes de trânsito do tipo atropelamento, ocorridos em Ijuí nos primeiros sete meses deste ano (até hoje) e atendidos pela Brigada Militar. No período ocorreram vinte e um (21) atropelamentos.
          Se o número for comparado ao mesmo período do ano passado houve redução. De janeiro a final de julho do ano passado foram registrados vinte e seis (26) atropelamentos em Ijuí.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

29ºBPM prende mais um foragido do Albergue


Na tarde desta segunda-feira (30) uma guarnição da Brigada Militar de Ijuí abordou e prendeu Marcos Giovani Trindade. A abordagem deu-se na Rua 13 de maio, bairro Stork. Ele estava foragido do Albergue Estadual de Ijuí (AEI).

29ºBPM – Final de semana

No início da manha deste domingo foi preso Valdecir Assunção Carvalho. Ele deixou de apresentar-se no Albergue Estadual de Ijuí (AEI) e foi recolhido à Penitenciária Modulada.
No final da madrugada de hoje uma guarnição do 29ºBPM de Ijuí recuperou o veículo Uno Mülle placas CAX 6650 furtado na noite de ontem na rua Gustavo Geiss, bairro Modelo. Estava abandonado na rua Aracajú, bairro Burtet.
          Continua desaparecida a motocicleta Honda, preta, placa IRG 6848, roubada de um moto-taxista na noite deste domingo na rua Julia Löw, bairro Independência. Qualquer informação pode ser repassada mesmo anonimamente ao telefone de emergência da Brigada Militar, 190.  

sexta-feira, 27 de julho de 2012

29ºBPM realiza operação Fecha Quartel


        O comando do 29ºBPM de Ijuí redimensionou o emprego de seu efetivo na noite desta sexta-feira na área urbana. Através da operação denominada “Fecha Quartel”, todos os Policiais Militares empregados diariamente nas seções da administração do quartel da BM foram enviados às ruas para desempenharem atividades de polícia ostensiva.
         Desde as 17h30min houve emprego coordenado deste efetivo nos bairros da cidade e posteriormente, a partir das 20h, no centro. Segundo o Major Luis Felipe Moreira Neves, Sub Comandante do 29ºBPM, o objetivo do emprego destes policiais nos bairros, a pé, é proporcionar maior sensação de segurança à população, especialmente àqueles que retornam a seus lares depois de um dia de trabalho. Houve abordagens a pessoas e veículos suspeitos. 
      No centro da cidade foram montadas barreiras para fiscalização de trânsito. Segundo o oficial, ao menos uma vez por semana o efetivo da administração do quartel da BM desempenha suas atividades na rua, em forma de reforço. O oficial salienta que o efetivo que atua diariamente no policiamento ostensivo mesmo neste dia continua normalmente suas atividades. Somente em Ijuí foram fiscalizados vinte e um veículos de passeio, dez motocicletas e sessenta pessoas. Cinco bares também foram fiscalizados. Em toda a área do Batalhão cento e trinta e quatro veículos foram fiscalizados, quarenta motocicletas, cinco bares e duzentos e quarenta e seis pessoas foram abordadas.

29ºBPM conclui mais uma etapa de qualificação de seu efetivo


Esta sendo concluída nesta sexta-feira mais uma edição do Curso de Qualificação Profissional (CQP), no 29ºBPM de Ijuí. Desde segunda-feira um grupo de vinte e um policiais militares oriundos dos oito municípios que compõe a área do 29º Batalhão de Polícia Militar receberam instruções atualizadas sobre diversas disciplinas que regem as atividades diárias de Polícia Ostensiva.
Seu objetivo é padronizar conteúdos e procedimentos desenvolvidos pelos Militares Estaduais na atividade de policiamento ostensivo, na medida em que a atualização constante do perfil profissional do policial militar da BM é indispensável para a eficiência da Corporação no exercício de suas atividades.
Durante uma semana por ano cada Policial Militar é submetido a um período de curso com 50 horas aula, nas disciplinas de Proteção Armada (instrução técnica e prática de tiro policial), Suporte Básico da vida, Boletim de Ocorrência, Fiscalização de trânsito, Defesa pessoal, Direitos Humanos e Instrução Geral aplicada à função. O Curso anual de Qualificação Profissional deste ano, desenvolvido em todo estado, faz parte do planejamento estratégico da Brigada Militar com vistas a manter seu efetivo sempre atualizado a fim de bem aplicar a lei.
O encerramento do Curso em Ijuí dá-se com a instrução de Proteção Armada, no estande de Tiro da SOGI, nesta tarde (foto). 




quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais um veículo recuperado pelo 29ºBPM

        No final da manhã de hoje uma guarnição do 29BPM recuperou o veículo furtado nesta madrugada no centro da cidade. O Corsa prata, emplacado em Salvador - Bahia - foi encontrado com um pneu furado na rua Aristeu Pereira, bairro Burtet. Foi removido e será restituído ao proprietário.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Atuação do 29ºBPM na visita do governador


Evento promovido nesta quarta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí e EMATER trouxe à Colméia do Trabalho o Sr. Governador do estado, Tarso Genro, por ocasião da comemoração do Dia do Colono e Motorista. Desde as primeiras horas da manhã o Comando do 29BPM mobilizou seu efetivo com vistas a garantir a tranquilidade dos visitantes, dos feirantes que comercializaram seus produtos no local, bem como da população em geral.
Policiais Militares que atuam diariamente nas seções administrativas do quartel foram deslocados à rua bem como um grupo que está em treinamento durante toda a semana na sede do Batalhão. “Importante que conseguimos mobilizar efetivo suficiente para cobrir um evento de tamanha magnitude sem retirar qualquer policial de seu trabalho rotineiro na rua. Isso mostra que nosso efetivo está comprometido e responde prontamente ao chamado do comando”, disse o Major Portilho, Comandante do 29BPM.
O Planejamento, que envolveu o Comando do 29BPM e seu respectivo Estado Maior e equipes de segurança e precursoria da Casa Militar chefiadas pelo Cel Fábio Duarte Fernandes, iniciou na segunda-feira e levou em conta várias circunstâncias influentes como participação da população, itinerários, condição climática, bem como imprevistos que em virtude da dinâmica da atividade de policiamento, normalmente acontecem.
A estada do Sr. Governador em Ijuí  transcorreu sem o registro de qualquer incidente o que pode ser atribuído não só ao planejamento antecipado, mas principalmente à característica da comunidade local, hospitaleira e acolhedora. 







terça-feira, 24 de julho de 2012

29ºBPM de Ijuí recupera veículo furtado


Uma guarnição da Brigada Militar de Ijuí recuperou um veículo furtado, na tarde desta terça-feira (24). O Escort placas IEU 9020, furtado em Três de Maio no último dia 11, foi encontrado abandonado na Linha 6 Norte. 
O veículo foi removido e será restituído ao proprietário.

Revista na Penitenciária Modulada


O 29BPM realizou revista na penitenciária Modulada Estadual de Ijuí no final da tarde do último dia 18, após incidentes em selas daquela casa. 
Durante a ação foram recolhidos oito (08) estoques (facas artesanais confeccionadas com pedaços de ferro e/ou outros materiais metálicos), uma (01) trouxa de maconha e dois (02) aparelhos de telefone celular. Trinta Policiais Militares foram mobilizados na operação.