domingo, 30 de setembro de 2012

29ºBPM prende acusado de furto em cooperativa de Três de Maio


          Arrombamentos em propriedades rurais e cooperativas tem tirado o sono de integrantes da segurança pública e das comunidades interioranas. Nesta madrugada, porém, ação desenvolvida em conjunto entre moradores do interior e 29ºBPM resultou na recuperação de um veículo e uma série de produtos furtados, prisão de um dos acusados (morador do interior de Augusto Pestana) e apreensão de arma de fogo.
        Uma guarnição do POE do 29ºBPM prendeu, por volta das três horas de hoje, pelo menos um dos homens que praticaram furto em uma cooperativa do município de Três de Maio. Durante a madrugada a Brigada Militar foi avisada anonimamente que um veículo Blazer transitava em atitude suspeita na localidade de Esquina Bom Sucesso, interior de Catuípe. Naquela comunidade a guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 29ºBPM logrou êxito em localizar a Blazer placas JZQ 0310, furtada, sendo tripulada por três homens que ao avistarem a viatura empreenderam em fuga efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais.
        Dois deles conseguiram fugir por uma área de mata, porém Rafael Muraro Mensch, nascido em 1989, morador da localidade de Arroio Bonito – Augusto Pestana - foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. 
Rafael Muraro Mensch
     No veículo os Policiais Militares localizaram uma espingarda cal 12 marca Boito sem numeração aparente e 20 cartuchos do mesmo calibre; um telefone celular marca Siemens; duas toucas pretas; duas alavancas de ferro de um metro de comprimento cada (usadas para arrombamentos); um machado; três chaves de fenda; uma lanterna; um balde contendo miguelitos (usados para furar pneus de viaturas); uma máquina de costurar bolsas e os seguintes agrotóxicos furtados na Cooperativa do município de Três de Maio:
- 11 litros de Curyon marca Syngenta
- 12 litros de Tiametoxan marca Syngenta
- 10 litros de Priori xtra  marca Syngenta
- 10 litros de Opera  marca Syngenta
- 10 litros de Aproach Prima marca Dupont
- 05 litros de Primatop SC marca Syngenta
- 60 litros Roudup original
- 60 litros de Zapp QI620
- 60 litros de Glifozato
- 10 litros de Match EC marca Syngenta
- 12 litros de inseticida Jack Pot 50 EC
- 03 litros de Max-Cid SC
- 160 gramas de Ally Dupont
- 20 gramas de Nufuron
- 30 litros de Fungicida Opera
- 20 litros de Glifozato Potassico marca Zapp QI 620
- 07 litros de Karate Zeon  50 CS
- 09 litros de Cyptrin marca Syngenta
- 11 litros de Jackpot 50EC
- 01 litro de Cruiser 350FS marca Syngenta
- 03 litros de Maxim XL marca Syngenta
- 06 copos medidor de 50 ml.
         A Blazer pertecente a Adolpho Beilfuss foi removida ao guincho e será restituída ao proprietário. 
         Veja fotos da ocorrência:
Placa do veículo furtado encoberta para dificultar identificação

Carga apreendida

Carga apreendida

Arma, munições e objetos utilizados pela quadrilha

Produtos do furto apreendidos



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

29°BPM participa da Semana do Trânsito


       O período entre 18 e 25 deste mês foi marcado por atividades diversas relacionadas à “Semana do trânsito” na área do 29°BPM (oito municípios da região).
       Houve distribuição de material informativo referente ao trânsito, panfletagem e nesta terça-feira (25) uma caminhada. O ato realizado em ruas centrais de Ijuí teve a participação de alunos de escolas do município, Coordenadoria de trânsito e Brigada Militar, inclusive do Leão “DARE”, mascote do projeto PROERD.

Sargento do 29º BPM participa de curso de Prevenção a Violência nas Escolas



         Iniciou no dia 25 de setembro na 17ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Rosa o curso de mediação de conflitos no ambiente escolar e no entorno das escolas. A carga horária prevista é de 40 horas e o curso é distribuído em cinco encontros, com previsão de término para o mês de novembro de 2012.
       Do 29º BPM o 1º Sgt Davi Leonardo Radons, instrutor do PROERD, foi convidado para participar do curso. No primeiro encontro foi realizado um diagnóstico dos tipos de violência escolar, na sala de aula, no ambiente escolar e no entorno das escolas, bem como dos motivadores, medidas já adotadas e resultados obtidos. Para o Sgt Leonardo no entorno das escolas, onde a atuação policial é mais freqüente, destacou-se como preocupação das instituições a aglomeração de pessoas, assédio de traficantes de drogas, resolução de conflitos iniciados em sala de aula na rua, presença de bares a não participação de pais  no controle dos filhos que desocupados deslocam próximo às escolas prejudicando e desconcentrando os alunos em aula.
Sgt Leonardo e mediador Alejandro Jélvez - técnico ds SEDUC
      Nos próximos encontros serão elaborados em conjunto com as instituições, meios de mediar os conflitos diagnosticados.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

29ºBPM recuperada veículo furtado

          Uma guarnição do Policiamento Ostensivo do 29ºBPM recuperou o veículo Gol, placas IDR 8351, na madrugada de hoje. O carro foi localizado na rua Aracajú, bairro Burtet, e estava aberto e sem o aparelho de som, pneu estepe, macaco e chave de roda.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Semana Farroupilha do 29ºBPM

         A Semana dos Gaúchos no 29ºBPM teve, além do evento já destacado neste Blog, a participação de Policial Militar em educandário do município.
       A Sd Taísa, mãe de aluno, foi convidada pela Turma 32 da Escola Municipal Fundamental Soares de Barros, da Professora Naiana Boeno, para conversar com os alunos sobre tradicionalismo e a participação da Brigada Militar na história do Rio Grande do Sul. A visita ocorreu na tarde do dia 19 e ao final foi realizada uma gincana cultural com as crianças.

29ºBPM prende acusados de tráfico



        Por volta das 02h10min de hoje uma guarnição do POE do 29ºBPM prendeu um jovem de 19 anos e apreendeu um adolescente de 13, sob acusação de tráfico de entorpecente. O fato deu-se no bairro Getúlio Vargas, em Ijuí. Ao avistar a guarnição o adolescente tentou fugir, porém foi abordado. Foram localizadas pedras com cor e odor característicos de crack. Aos policiais o adolescente disse que a droga pertencia a seu irmão, Tiago Martins de Souza, de 19 anos, que estava próximo e foi preso. A droga pesou 7,33g. Tiago foi autuado em flagrante delito na Delegacia de Polícia e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. O menor também foi apresentado na DP, mas  liberado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tarde gaúcha do 29°BPM – atrações



       A tarde desta terça-feira, 18/09, foi de fato bem gaúcha na BM de Ijuí. As apresentações artísticas emocionaram ao público que prestigiou o evento realizado no Galpão Crioulo "Cabo Toco", na sede do 29°BPM. Em rodas de bom chimarrão, sevado com SEIVA PURA, a comunidade brigadiana e os convidados cultivam o tradicionalismo. Invernadas artísticas, gaiteiros e violonistas apresentaram-se por cerca de duas horas, com transmissão ao vivo do programa “Rio Grande em Festa” da Rádio Progresso. Veja fotos do evento.






         Os agradecimentos do Comando do 29°BPM estendem-se a todos os Policiais Militares que organizaram e participaram do evento, invernadas artísticas, artistas, Ervateira Seiva Pura e Rádio Progresso de Ijuí.

29ºBPM prende foragidos



          Pelo menos dois foragidos já foram presos pelo efetivo do 29ºBPM de Ijuí nesta quarta-feira. Por volta das 13h30min, na Rua 14 de Julho, Pindorama, foi preso pelo POE – Pelotão de Operações Especiais - EDER DOS SANTOS DA ROSA.
          Por volta das 14h55min foi preso JOSUÉ PEREIRA DE VARGAS, conhecido por DODE. Ele foi abordado na Rua Silvio Romero, bairro Alvorada. Este último é alvo de constantes reclamações da população daquele bairro e visinhos e chegou a causar clamor público nas últimas semans. Ambos foram presos e encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

29ºBPM prende acusado de furto em residência

        Um furto qualificado em residência no início desta manhã resultou na prisão de um acusado. Por volta das oito horas a BM foi chamada através do telefone 190 a comparecer na Travessa Thomaz Antonio Gonzaga, no centro de Ijuí, onde ocorria um furto. Um morador das proximidades percebeu quando um homem adentrou na casa por uma janela.
        A guarnição deteve o acusado que portava uma mochila com roupas e perfumes da vítima. Na DP Paulo Henrique De Oliveira Rodrigues foi atuado em flagrante e conduzido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

29°BPM convida para uma “Tarde Gaúcha”


           O Comando do 29°BPM convida a você, brigadiano da ativa ou aposentado e cidadão civil com alma brigadiana, para uma “Tarde Gaúcha”. Será dia 18 de setembro, a partir das 16 horas, no Galpão Crioulo Cabo Toco, na Sede da Brigada Militar em Ijuí. Haverá carreteiro ao meio dia, café campeiro à tarde e apresentações artísticas com transmissão ao vivo pela Rádio Progresso – Programa Rio Grande em Festa - a partir das 16 horas e 30 minutos.
        Comunique sua participação através deste Blog, no link “Fale Conosco”. Envie seu nome e telefone e faça parte deste evento, simples como gaúcho. Se você declama ou canta, inscreva-se e faça sua vóz ecoar pelo Rio Grande.

Apeia vivente, que o galpão é nosso!



Oficial do 29°BPM participa de encontro Internacional do PROERD



          Do dia 25 ao dia 29 de agosto de 2012 realizou-se no hotel Rio’s Presidente na cidade do Rio de Janeiro o I Encontro Técnico Internacional do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) onde participaram delegações de policiais militares dos 26 estados Brasileiros e do Distrito Federal.
          Do Rio Grande do Sul foram 07 Policiais militares entre eles o 1° Tenente Celso Rogério Cardoso Silva, comandante da Unidade da Brigada Militar de Augusto Pestana, instrutor e Mentor do Programa Proerd, comandados pelo Major Ney Humberto Fagundes, Coordenador do Programa no Estado do Rio Grande do Sul.
Ten Celso - direita p/ esquerda - o segundo
          Entre os temas tratados, as três frentes de combate as Drogas que devem ser realizadas: a prevenção, o tratamento aos usuários e a repressão ao comercio de entorpecentes.
          Na prevenção destaca-se a palestra do Pesquisador Dr. Michael L Hecth e do Facilitador Sr Bobby Robinson, que atuam na coordenação das atividades do PROERD  para a America.
          No tratamento de usuários foram palestrantes o Tenente Coronel Roberto Cavalcanti Vianna da Policia Militar do Rio de Janeiro, que atuou na comissão de Direitos Humanos da ONU e mediação de conflitos, e o Psicólogo Içami Tiba renomado profissional, referencial brasileiro na área de psicologia com diversas obras publicadas.
          Na Repressão ao comercio de entorpecentes destacam-se as palestras do Coronel Rogério Seabra Martins, Policial Militar que integrou Missão de Paz na Guatemala e atualmente coordena as 27 Unidades de Policia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro e o Sr Alexander  G. Toth, Oficial da Policia Militar Americana que compõe o D.E.A. (Drug Enforcement Administration) no Brasil.
          Como atividades Praticas os participantes visitaram as UPPs de Santa Marta, Cidade de Deus e Andarai , conheceram as instalações do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e interagiram com integrantes de centros de recuperação e demais responsáveis pela integração social de moradores da comunidades visitadas.
          Deste encontro e interação os representantes da Brigada Militar multiplicarão o conhecimento obtido em suas cidades e regiões para melhor combater este problema que ocorre também em nosso estado.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Radio Progresso abre link do 29°BPM em seu site



          A direção da Rádio Progresso de Ijuí (RPI) adicionou link de acesso ao Blog do 29°BPM de Ijuí em seu site. Agora você tem mais um caminho para acessar as notícias da Brigada Militar. Ao acessar o site da RPI – www.radioprogresso.com.br - leve o cursor sobre o link NOTÍCIAS e verá em SEGURANÇA PÚBLICA o título “Blog da BM Ijuí”, clique e acesse o Blog do 29°BPM.

Veja a ilustração:

          Outras empreas também poderão fazê-lo. Basta contatar com o Comando do 29°BPM, pessoalmente ou pelo telefone 3332 7788.


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

29ºBPM participa do desfile da pátria


          Civismo, emoção e grande participação de público. Assim foi o desfile da Pátria em Ijuí neste 07 de setembro. Nesta edição foram os escolares que abriram o evento. Aos militares foi reservada a parte final do desfile. 27º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e Brigada Militar - Policiamento, Bombeiros e Colégio Tiradentes - arrancaram aplausos de crianças e adultos que assistiram às suas apresentações na Benjamim Constant.
POE   
Bombeiros

Escola Tiradentes

PROERD
          
           O 29ºBPM esteve representado, no palanque oficial, pelo Capitão Vinicios de Aguiar Ayres, que responde pelo Comando da unidade, e na praça do desfile por viaturas do policiamento Ostensivo, pelo Pelotão de Operações Especiais, que desfilou a pé e pelo micro-ônibus da instituição que esteve lotado de crianças que participam do PROERD - Programa Educacional de Resistência às drogras e a violência. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

29°BPM participa de reunião na Linha 4 Leste



          Um encontro motivado por moradores da localidade levou representantes da Brigada Militar até a Linha 4 Oeste, na escola Antonio Raposo, na noite desta quarta-feira (05.09). O motivo do encontro são problemas de ordem pública, encontrados por moradores da localidade. 
        Estiveram presentes o Tenente Jorge Schimanoski e o Sargento Adelar Bolff,  que prestaram esclarecimentos aos moradores a cerca das medidas cabíveis para cada situação relatada. Também se fez representar o Sindicato dos Trabalhadores rurais, a Administração Municipal e líderes de bairros próximos àquela localidade. 

        Na oportunidade o líder dos moradores, César Libardoni, mostrou-se preocupado com as constantes ocorrências de animais soltos nas propriedades rurais, corte raso das pastagens por moradores limítrofes, além dos furtos de produtos agropecuários e em residências causando grande prejuízo à plantação e a economia, respectivamente. Outro tema discutido referiu-se ao depósito clandestino de lixo na via de acesso ao município de Catuípe e fundos da AFUCOTRI.
            Por parte do 29°BPM foram ratificadas as ações já existentes, bem como garantida a intensificação de policiamento nos locais supracitados devendo ser ampliado ainda na fiscalização das motocicletas de trilhas bem como nos demais casos solicitados, ficando o 29º BPM à disposição da comunidade e demais órgãos públicos para ações de competência da Polícia Ostensiva.

29°BPM – Nosso foco é a Polícia Cidadã.

29°BPM recupera veículo furtado



          Uma Guarnição do Policiamento Ostensivo do 29°BPM recuperou no início da manhã de hoje o veículo Gol azul, placas IIA-7537, que havia sido furtado durante a madrugada em Ijuí. O carro estava estacionado no estacionamento do Residencial Solar, na BR 285 e se encontrava com as portas abertas. Houve a subtração do parelho de som. O veículo foi removido pelo auto-guincho.

29ºBPM prende quatro acusados de furtos em Ijuí



      Guarnições do Policiamento Ostensivo de Ijuí prenderam, durante a noite desta quarta-feira (05.09), quatro homens acusados de praticarem ao menos dois furtos diferentes em Ijuí.
        Por volta das 19 horas e 15 minutos em um Supermercado do centro foi preso o acusado Almir Rogério Pedroso de Oliveira, após furtar dois litros de bebida alcoólica.
        Mais tarde, pouco antes das 22 horas, três homens foram abordados após praticarem furto em uma edificação da Rua Henrique Koff, bairro Nossa Srª da Penha. Elton Jon Claudino de Souza, Lodion Claudino de Souza e Felipe Claudino foram presos enquanto levavam consigo um carrinho de mão e meia dúzia de tábuas.
        Os quatro acusados foram apresentados na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Ijuí, onde foram autuados em flagrante delito pela autoridade policial e encaminhados à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI).

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

29°BPM recupera veículo furtado



          O Gol azul furtado por volta da uma hora de hoje foi recuperado por uma guarnição do policiamento ostensivo de Ijuí no início da manhã. O veículo, emplacado em Três de Maio, havia sido levado enquanto estacionado na rua Goiás e foi localizado em um estacionamento de hotel na cidade.