quarta-feira, 31 de outubro de 2012

29ºBPM prende acusados de roubo a pedestre



     Um homem foi preso e um menor foi apreendido por volta da uma hora e quarenta minutos de hoje, na Rua 15 de Novembro, no centro, por uma guarnição do policiamento ostensivo. Eliseu Dias da Silva foi preso e um menor apreendido. Ales, acompanhados de outro homem que fugiu, com um golpe de facão e grave ameaça roubaram a carteira e o celular de um homem em via pública. Os produtos foram recuperados e apresentados junto com os acusados na Delegacia de Polícia. Eliseu Dias da Silva foi autuado em flagrante e o menor apreendido e encaminhado.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

29°BPM prende foragido



     Uma guarnição do POE do 29°BPM prendeu um foragido da Justiça por volta das 10h30min de hoje, na Rua Aracajú, 34, bairro Burtet. A denúncia ao fone 190 dava conta de que um homem foragido estaria abrigado neste endereço. Ao verificar o local a guarnição logrou êxito em capturar Carlos Roberto Cardenal, foragido do presídio de Santa Rosa, escondido na casa de fundos do referido endereço. 
Carlos Roberto Cardenal
     Ele portava um revólver, Cal.32, marca Rossi inoxidável, de numeração raspada, quatro munições do mesmo calibre, um colete balístico da empresa “Pedroso Sistema de Segurança” e R$ 500,00 moeda corrente. Carlos Roberto Cardenal foi entregue na DPPA e será encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

29°BPM prende foragido

     No início da manhã de hoje uma guarnição do POE recapturou o foragido Julio César Martins de Souza. Ele foi abordado e preso em via pública, na Rua Cassiano Ricardo, bairro Tancredo Neves, e foi recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. 

29°BPM apreende grande quantidade de droga

     Uma guarnição do 29ºBPM apreendeu grande quantidade de droga por volta das 23h50min de ontem. Foram presos Rafael Boss Neto, de Augusto Pestana, André dos Santos da Luz e Antônio Marcos Fernandes Moraes de Ijuí. Os onze tijolos de maconha pesaram 10,350Kg e foram entregues na Delegacia de Polícia Junto com os três acusados que foram autuados por Tràfico de Entorpecente e conduzidos à Penitenciária Modulda Estadual de Ijuí.
André dos Santos da Luz

Antônio Marcos Fernandes Moraes

Rafael Boss Neto

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

29°BPM na Expo-Ijuí/FENADI


     “A estratégia do Comando do 29°BPM montada para atuação de seu efetivo no parque de exposições Wanderley Burmann por ocasião da Expo-Ijuí/FENADI 2012, foi coroada de êxito. Garantir que todo cidadão que se dirigisse ao parque pudesse usufruir de suas dependências com tranqüilidade sem se envolver em ocorrências policiais, além de cumprir com as determinações constantes na Portaria 001/2012 expedida pela Vara da Infância e Juventude de Ijuí em virtude do evento, era o objetivo”, disse o Major Luis Felipe Neves Moreira, Comandante do 29°BPM, ao comentar a atuação da BM no parque. O grande efetivo escalado diuturnamente garantiu a ordem e evitou fatos graves. As seguintes ocorrências foram registradas pelo efetivo do 29°BPM no parque:
      Servir bebida alcoólica a menor de idade: 18 Termos Circunstanciados (BO-TC) e 16 Comunicações de ocorrências (BO-CoP); Desobediência à citada Portaria: 15 BO-TC e 3 BO-CoP; Resistência e Desacato: 2 BO-TC e outro por Falsa Identidade. Também houve duas comunicações de Furto Qualificado e uma de Entrega de Direção à pessoa não habilitada. O total é de 36 BO-TC e 22 BO-CoP. Nos dois finais de semana do evento houve incremento de efetivo de São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

29°BPM prende albergado com carta de emprego após fazer compras e fugir sem pagar

     A BM de Ijuí foi acionada, via telefone 190, por volta das 14 horas e 30 minutos de hoje pelo gerente de um Supermercado da cidade. Segundo o relato do comunicante um homem que tripulava a motocicleta preta, placa ILN 0451 adentrou no estabelecimento e após apanhar produtos e tê-los embalados no caixa, saiu sem efetuar o pagamento. De posse dos dados e após consulta rápida ao Sistema de Consultas Integradas a sala de operações despachou uma guarnição diretamente ao endereço residencial do proprietário da motocicleta. Fábio Rodrigues Brisola foi então detido ao chegar em casa, na Travessa Osvaldo Cruz, no bairro São Paulo. O acusado cumpre pena no regime Semi-aberto no Instituto Penal de Ijuí (IPI) e deveria estar em seu local de emprego, uma vez que sai diariamente do Instituto Penal para trabalhar, mediante carta de emprego dada por determinada empresa. 

29°BPM prende dois foragidos da justiça nesta quinta-feira



     No início da tarde da hoje uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), de Ijuí, prendeu David Wilton da Silva. Contra ele há mandado de prisão expedido pela Justiça de Votorantim – São Paulo. Sua condenação é por tráfico ilícito de entorpecente e Porte ilegal de arma. Ontem ele se envolveu em ocorrência de violência doméstica em Ijuí. 
     Em Ajuricaba, na manhã de hoje, uma guarnição prendeu Valdecir José Scarlee, no bairro João Carlini. Ele ainda tentou fugir pelos fundos da residência ao perceber a presença dos Policiais Militares, mas foi preso. Contra ele também havia mandado de prisão. 
Valdecir José Scarlee

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

29°BPM prende ladrão de veículo


     A Brigada Militar de Ijuí prendeu um homem sob acusação de furto de veículo por volta dos 40 minutos de hoje. Uma guarnição do POE que estava de serviço na madrugada foi despachada para atender a uma solicitação de um morador da Rua Amapá, que estranhou o comportamento de um homem que havia abandonado um veículo nas proximidades. Com base nas características descritas pelo comunicante a guarnição logrou êxito em localizar Régis Carpes, conhecido pela reiterada pratica de tal crime, nas proximidades. Com este a guarnição localizou uma chave mixa, comumente utilizada em arrombamentos e furtos de veículo. O acusado da subtração do Gol branco placas IPW5871, que só foi abandonado porque a direção travou, foi autuado em flagrante e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palestra do Comandante Regional da BM em Ijuí


     O Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO-Missões), Tenente Coronel Felisberto Cunha da Silveira, ministrou palestra no Centro Administrativo do Parque de Exposições Wanderley Burmann na noite desta terça-feira. O ato fez parte da programação oficial da Expo-Ijuí/FENADI 2012. O oficial, que conta com vasta experiência em Polícia Comunitária adquirida ao longo de seus 33 anos de efetivo serviço na Brigada Militar, é Bacharel em Ciências Jurídicas e especialista em Polícia Comunitária e discorreu sobre o tema “SEGURANÇA PÚBLICA: Polícia Cidadã – Uma nova Visão!”
     Ao citar o Art. 144 da Constituição Federal “...Segurança Pública, direito e responsabilidade de todos...”, o Comandante Regional lembrou dos casos em que a polícia tende a evitar o crime, como o Furto Qualificado, dada a ostensividade das guarnições e lembrou daqueles (geralmente de grande repercussão) que nada tem a ver com a falta ou não de viatura do policiamento, como o homicídio por motivo fútil resultante de desentendimento entre quatro paredes.
     Ao longo de sua fala o oficial, que atuou em Ijuí em dois momentos distintos ao longo de sua carreira (como Tenente e Major, Comandante do 29°BPM) citou vários autores que escrevem sobre o tema e discorreu sobre eles. Para o oficial, que comunga da opinião destes, a resolução dos problemas da Segurança Pública passam pela participação da comunidade, por ações sociais, pela educação e não apenas pela repressão. Ele incitou aos participantes a prestarem informações à Brigada Militar para que esta possa tomar as medidas cabíveis para cada caso.
      O evento foi prestigiado pelo efetivo do 29°BPM, Policiais Militares da Reserva, autoridades locais e regionais e representante da União das Associações de Bairros de Ijuí.
     Veja fotos do evento:



     

Comandante Regional na Expo-Ijuí/FENADI


     O Comandante Regional da BM estará ministrando palestra nesta noite na Expo-Ijuí/FENADI. O encontro será no Auditório do Centro Administrativo. O Tenente Coronel Felisberto Cunha da Silveira, Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões, ministrará o tema Segurança Pública - Polícia Cidadã! Uma Nova Visão!
     Autoridades locais e regionais deverão se fazer presentes no evento que enfocará tema de tamanha importância para o desenvolvimento das atividades de polícia Comunitária no dia-a-dia das comunidades. O convite do Comandante Regional estende-se aos cidadãos de Ijuí e região. A entrada é gratuita e a palestra iniciará as 19horas e 30minutos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

29°BPM na Expo-Ijuí/FENADI 2012




     A atuação do 29°BPM no Parque de Exposições Wanderley Burmann, por ocasião da Expo_ijuí/Fenadi 2012, segue com ritmo intenso. Até o momento houve a Confecção de dez (10) Termos Circunstanciados por Desobediência (referem-se à portaria expedida pelo Ministério Público); Sete (07) por Servir Bebida alcoólica para menor e outro por Identidade Falsa. Houve também a comunicação de três ocorrências por Servir bebida alcoólica para menor e duas por Desobediência à referida Portaria. A diferença entre o Termo Circunstanciado (BO-TC) e a Comunicação de ocorrência (BO-COP) é que no primeiro há a presença de vitima e acusado, enquanto na segunda apenas umas das partes é flagrada ou comunica o fato.
      Além do grande efetivo escalado no parque a cada turno de seis horas um Policial Militar é designado para a Sala de Operações da BM no parque para proceder no monitoramento das câmeras de vigilância (05) instaladas em pontos estratégicos do parque. “Através delas é possível identificar suspeitos e até evitar crimes", disse o Major Luis Felipe Neves Moreira, Comandante do 29°BPM. Durante os primeiros dias de feira houve incremento de efetivo do 14°BPM de São Luis Gonzaga. Tal situação se repetirá a patir desta quinta-feira, haja vista que nenhum policial é retirado das ruas, onde segue-se Policiamento Ostensivo normal.

Operação Viagem Segura - RESULTADO


No período de 11 a 14 de outubro de 2012, por ocasião da Operação Viagem Segura desenvolvida em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o 29°BPM realizou em sua área barreiras no trânsito, abordagens em locais e estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas e Pontos de Observação em locais estratégicos. O resultado é o seguinte:
1. VEÍCULOS ABORDADOS: 885
2. PESSOAS ABORDADAS: 1428
3. AUTUAÇÕES POR INFRAÇÕES de TRÂNSITO: 17
4. CONDUTOR AUTUADO ART 165 CTB: 01
5. VEÍCULOS RECOLHIDOS: 03
6. ACIDENTE DE TRÂNSITO COM DANOS MATERIAIS: 01
9. FURTO DE VEÍCULOS: 00
10. RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO: 01
As autuações no trânsito, a que se refere o item 3, foram confeccionadas pelos seguintes artigos do Código Nacional de Trânsito:

Art. 162. Dirigir veículo:
I - sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissãopara Dirigir:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa (três vezes) e apreensão do veículo;

Art. 230. Conduzir o veículo:
V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida administrativa - remoção do veículo;
XI - com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;

Art. 195. Desobedecer às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito ou de seus agentes:
Infração - grave;
Penalidade - multa.

Art. 175. Utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo;
Medida administrativa - recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo.

Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

29°BPM na ExpoIjuí/FENADI 2012



     As primeiras 24 horas de atuação da Brigada Militar no parque de exposições de Ijuí nesta edição do evento foram de intenso trabalho, senão pela periculosidade das ocorrências atendidas, pela quantidade. Pelo menos sete casos enquadrados como crime ou contravenção foram flagrados pelas guarnições de serviço e princípios de desentendimentos foram sanados.
     A maior movimentação do período deu-se à noite, a partir das 19 horas, por ocasião do show da cantora Paula Fernandes, cujos fãs lotaram o anfiteatro. Embasados na lei de Contravenções Penais (LCP), Código Penal e Portaria 001/2012 da Vara da Infância e Juventude de Ijuí, Policiais Militares confeccionados Termos Circunstanciados e Comunicação de Ocorrências.
     Quatro contravenções de “Servir bebida alcoólica para menor de dezoito anos” foram registradas, bem como três crimes de Desobediência. Responsáveis pelas casas étnicas deverão responder perante a justiça pelo fornecmento de bebida alcoólica a menor, bem como pela desobediência à Portaria citada, expedida pelo Juizado da Infância e Juventude em primeiro de outubro.
     O Comando do 29°BPM alerta que a referida Portaria determina, dentre outras coisas, que “Crianças e Adolescentes poderão permanecer no interior do Parque nas quintas-feiras vésperas de feriados, sextas-feiras e sábados até a 01 hora da madrugada do dia seguinte. Nos demais dias da semana e domingos esta permanência tem como limite às 24 horas. Ainda para o sábado dia 13 – dia de show de Fernando e Sorocaba - a permanência é permitida até o término do espetáculo. 
     Casas étnicas e locais onde haja comercialização de bebidas alcoólicas deverão afixar cartazes informando sobre à proibição da venda ou fornecimento de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. A portaria determina como penalidade para quem descumprir essas medidas, multa estabelecida no Estatuto de Criança e do Adolescente e enquadramento no crime de Desobediência. 
    A atuação do 29°BPM perdurará até o término do evento, com reforço de efetivo da região, especialmente do 14°BPM de São Luiz Gonzaga. As ocorrências do Parque de Exposições estão sendo registradas naquele local, exceto casos de fagrante de crimes cuja pena máxima seja superior à dois anos.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

29°BPM na Expo-Ijuí 2012


    Iniciam-se nesta quinta-feira os trabalhados do 29°BPM na edição 2012 da Expo-Ijuí/Fenadi. A exemplo de anos anteriores a atuação estará voltada a coibir a prática de delitos, especialmente contra pessoa e patrimônio no interior do parque e seus arredores.
    Os policiais Militares cumprirão escalas diversas, nas 24 horas do dia. A concentração de efetivo dar-se-á em dias e horários de maior movimentação de público, como em dias de shows e feriados, quando deverá haver reforço de efetivo de outra unidade.
    O efetivo empregado irá trabalhar no interior do parque de exposições a pé. Do lado externo a cavalo e em motocicletas, cuja atuação rápida, dada a mobilidade, permitirá atuar de pronto em caso de tentativa de furto de veículo ou arrombamentos. Para condução de presos haverá uma viatura sempre de prontidão em frente ao pórtico de entrada do parque.“Em pedestais ou transitando pelas ruas internas os Policiais Militares serão referencia de segurança para a população”, disse o Major Luis Felipe Neves Moreira, que pela primeira vez vivenciará uma Expo-Ijuí na condição de Comandante do 29°BPM.
     Segundo ele novamente irá funcionar o Posto de Triagem da Brigada Militar montado anualmente junto à entrada do parque, de onde haverá o monitoramente das câmeras de vigilância instaladas em pontos cruciais e o registro de ocorrências. Fatos típicos ocorridos dentro do parque de exposições e no seu entorno poderão ser registrados em Forma de Comunicação de Ocorrência, ou Termo Circunstanciado, junto ao Posto de Triagem, como normalmente as guarnições da BM fazem nas ruas. "Não será necessário que possíveis vitimas deixem o parque para registrar ocorrências em outros locais, a menos que haja flagrante de crimes cuja pena máxima seja superior a dois anos", acrescenta o Comandante. 
      O emprego do efetivo no parque iniciará nesta quinta-feira pela manhã.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Operação Balada segura do dia 06 de outubro


            A mais recente operação Balada Segura em IJuí aconteceu no KM 458 da BR-282, na altura do Posto "Nossa Casa". Atuaram conjuntamente Polícia Rodoviária Federal, 29° Batalhão de Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito. Foram empregados 29 Policiais Rodoviários Federais,

16 Policiais Militares e 04 Agentes Municipais de Trânsito. Veja o resultado:
  
Veículos fiscalizados: 412
Condutores submetidos ao teste de etilômetro: 305
Total de Autos de infrações de trânsito extraídos: 44
Autos de infração por embriaguez: 26
CNH recolhidas: 26
Veículos Removidos: 04
CRLV Recolhidos: 03
Pessoas Presas: 06, sendo 05 por embriaguez e 01 por desacato.
    
         A próxima Operação Balada Segura deverá ser desenvolvida nesta semana, em dia a ser definido.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

29°BPM - Eleições 2012

Foi concluída com êxito a operação desenvolvida pelo 29°BPM em virtude das eleições municipais de 2012. Todos os municípios da área do Batalhão foram abrangidos.
A operação começou na última quarta-feira e estendeu-se até o amanhecer de hoje. Abordagens de suspeitos de crimes eleitorais e no trânsito tornaram-se ainda mais freqüentes neste período em toda a região, especialmente em Ijuí. Nenhum dos municípios da área deixou de ser visitado.
Para o Major Luis Felipe Neves Moreira, Comandante do Batalhão, a missão de garantir um pleito tranquilo e exercício do voto sem embaraço foi cumprida com sucesso. “Na medida do possível todos os suspeitos foram abordados e as medidas cabíveis a cada caso foram tomadas”, disse o oficial.
As ocorrências relativas ao pleito que geraram prisões, encaminhamentos e a consequente confecção de documentação foram as seguintes: Dois candidatos acusados do crime de Boca de Urna foram presos e liberados no mesmo local após a confecção de Termos Circunstanciados e assinatura de Termo de Comparecimento ao JECRIM (TC: Documento preenchido pelo Policial nas ocorrências de menos potencial ofensivo, cujo apenamento máximo não seja superior a dois anos e em que haja acusado, vítima e materialidade do crime); Uma prisão e encaminhamento à Delegacia de Polícia por Porte Ilegal de Munição (dez munições calibre 38 foram apreendidas); Três registros de apreensão de propaganda irregular; Uma ocorrência de ameaça; Uma prisão por porte ilegal de arma. 
         A próxima operação do 29°BPM será desenvolvida a partir deste quarta-feira, em virtude da Expo-Ijuí/Fenadi 2012. Militares Estaduais dos oito municípios da área do Batalhão estarão envolvidos, bem como de outras unidades da BM.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

29º BPM – eleições 2012


        Começou nesta quarta-feira a série de visitas diárias que as guarnições montadas especialmente para atuar nas eleições municipais e o Pelotão de Operações Especiais – POE – farão aos sete municípios da área do 29ºBPM, além de Ijuí.
      Desde o meio da tarde desta quarta-feira até o amanhecer de hoje (quinta-feira) as ações foram intensificadas em alguns municípios, como Catuípe, Bozano e Ijuí, dentre outros. As denúncias recebidas pelo Comando do 29ºBPM levam as guarnições a revistarem os veículos, seus ocupantes e pedestres que despertem algum tipo de suspeita. Dezenas de veículos e pessoas foram revistas e identificadas, porém ninguém foi preso. Autuações por infrações de trânsito também estão sendo coibidas. 
        Hoje novas ações serão desenvolvidas nestes e nos demais municípios da área. O objetivo é garantir um pleito tranquilo, sem crimes e em que o cidadão possa exercer seu direito de voto sem qualquer tipo de ameaça ou pressão. A operação Eleições 2012 do 29ºBPM se intensificará a cada dia até a próxima segunda-feira. Cerca de 15 policiais Militares reforçam as ações do POE nesse período.  Texto: Sgt Heberle.

29º BPM prende assaltante de pedestre


           Uma guarnição que realizava o policiamento ostensivo na madrugada desta quinta-feira em Ijuí prendeu um homem em flagrante enquanto assaltava um pedestre – um segundo conseguiu fugir. Graças à atitude expectante dos policiais que ao longe avistaram um jovem sendo roubado, foi possível retirar das ruas um jovem delinquente com vasta ficha criminal. Houve recuperação de todos os produtos subtraídos da vítima mediante agressão e grave ameaça.
           O roubo ocorreu na Av. Brasil, bairro São Geraldo, por volta das três horas, nesta madrugada. Anilton Ferreira Boavas, velho conhecido no meio policial, foi preso com a mochila e o celular da vítima. Próximo a ela havia uma pedra, uma chave de fenda e um pedaço de pau. O autor foi apresentado na DPPA onde foi autuado em flagrante delito e encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. 
           Diariamente as guarnições que desenvolvem o policiamento no processo motorizado na área do 29ºBPM tem conseguido evitar, por sua ostensividade, delitos contra a pessoa e patrimônio. 
          Com o fito de dificultar a ação de criminosos e deliquentes o Comando do 29ºBPM orienta à aqueles que necessitam fazer deslocamentos a pé, especialmente à noite, que evitem ruas mal iluminadas e ao sentirem-se amedrontados pela presença de estranhos, acionem o 190 e não sigam no trajeto de origem. Texto: Sgt Heberle.