quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

29°BPM prende autor de furto



Uma guarnição do Policiamento Ostensivo do 29°BPM de Ijuí prendeu um jovem acusado de furto na madrugada de hoje. Aramis Lemos, residente no bairro Alvorada, foi abordado na Rua Venâncio Aires, no centro, por volta das 03h30min, portando duas sacolas com produtos provenientes de furto. Segundo o próprio acusado ele subtraiu, após arrombar uma janela da Agropecuária São Luis localizada na Av. 21 de Abril, 28 inseticidas Diazitop PM, 4 caixas com 100 anzóis, uma fita isolante, 3 rolos de linhas de pescar, chumbadas para pesca, 3 cadeados,  2 pacotes de erva, 8 facas, duas bombas de chimarrão, uma garrafa de licor, uma tesoura e um tubo de herbicida. O acusado foi apresentado na Delegacia de Pronto Atendimento onde foi autuado em flagrante delito por furto.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

29°BPM encerra Operação Papai Noel

     A operação Papai Noel, desenvolvida na última semana antes do Natal, foi concluída com sucesso na área do 29°BPM. A ostensividade do efetivo da administração que reforçou o policiamento ordinário especialmente nos horários de maior movimentação do comércio, evitou o cometimento de crimes contra pessoa e patrimônio. “Enquanto outras cidades do porte de Ijuí registraram roubos e especialmente furtos no comércio, em Ijuí conseguimos garantir tranquilidade aos comerciantes e à população, transmitindo uma percepção de Segurança Pública”, disse o Tenente Jorge Schimanoski, que responde pelo Expediente Administrativo do 29°BPM.
     Segundo o oficial é difícil estimar quantas ocorrências foram evitadas graças ao empenho pessoal de cada Militar Estadual empregado. “Enquanto a população ia às compras, nosso efetivo estava empenhado em garantir a Segurança necessária para tal”, acrescentou o oficial. Ele ressalta os elogios recebidos de comerciantes e da população pelo trabalho desenvolvido. “Tivermos inúmeros relatos, especialmente advindos daqueles que estão diretamente ligados ao nosso trabalho e aos quais direcionamos nossas ações, como proprietários de estabelecimentos comerciais, funcionários e até transeuntes que nos cumprimentavam diariamente ao nos ver desenvolvendo o policiamento a pé no centro da cidade”.
     O oficial acrescenta que a operação PROVIGIAREI está em pleno andamento. No momento há trinta e uma casas sendo vistoriadas. As visitas iniciaram dia 23 e se estendem até o início do mês de março.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Capitão do 29ºBPM é promovido a Major

     O Major ÁTILA MEZADRI PEZZETTA ingressou na BM em 04 de fevereiro de 1991, na Escola de Formação de Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS), no município de Santa Maria. Foi Sargento, Tenente, Capitão e na data de ontem (19 de dezembro) foi promovido ao posto de Major do Quadro de Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar.
     Nos últimos nove meses o oficial desempenhou suas atividades profissionais na missão de paz da ONU, no Timor Leste, de onde retornou no último dia primeiro. No momento encontra-se em gozo de férias. Oficiais e praças do 29ºBPM prestam sua homenagem ao Major Átila, o mais novo oficial Superior da área do Comando Regional de Policiamento Ostensivo das Missões.

29ºBPM prende acusado de furto de veículo

     Pouco antes do meio dia de hoje uma guarnição do Policiamento Ostensivo do 29ºBPM prendeu Anderson Brudna Kuff, na Rua Barão do Rio Branco, centro. Ele estava de posse da motocicleta C100, azul, placa IMG 4193, furtada nesta manhã e foi conduzido à Delegacia de Polícia onde deverá ser autuado em flagrante delito por furto de veículo.

29ºBPM prende uma mulher por tráfico de drogas

     Uma denúncia anônima levou uma guarnição do 29º BPM a prender uma acusada de tráfico de drogas na madrugada de hoje, pouco depois da uma hora, no condomínio “Minha casa minha vida”, na Rua Cassiano Ricardo, bairro Boa Vista. Ao avistar a guarnição a acusada tentou fugir e se desfazer da droga. Foi detida MARONE REGINA KOMMERS.
     Vinte e um invólucros de substância com cor e odor característicos de cocaína foram apreendidos. A acusada foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e conduzida à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

29° continua recebendo inscrições do PROVIGIAREI

     Estende-se até o dia 23 de dezembro o período de inscrições do Programa de Vigilância Residencial Integrada (PROVIGIAREI) do 29° Batalhão de Polícia Militar. A partir de tal data as residências inscritas serão visitadas pelo efetivo da Brigada Militar durante o desenvolvimento da atividade fim de policiamento ostensivo, em horários alternados, tanto de dia quanto à noite. Nos últimos anos tem sido grande a procura pelo serviço que é gratuito e visa evitar furtos simples e até arrombamentos nas residências desocupadas por moradores que saem em férias. Mas atenção: as inscrições devem ser feitas PESSOALMENTE na sede do 29°BPM, na Rua do Comércio próximo à UNIJUÍ, quando deverão ser informados dados relevantes ao policiamento, como endereço, nome e telefone do proprietário e/ou responsável, dentre outras. As visitas ocorrerão de 23 de dezembro/12 a 03 de março/13.  Até o momento 15 residências foram cadastradas.
     O Capitão Vinícios de Aguiar Ayres, que responde pelo Comando do 29°BPM, alerta aos participantes do programa que o número da residência deverá ser suficientemente ostensivo para que os Policiais Militares consigam identifica-lo. “Em anos anteriores verificamos que algumas residências possuem sua respectiva numeração em local de difícil visibilidade e isso dificulta que o PM visualize o número, principalmente à noite”, disse o oficial.

29°BPM recupera veículo roubado

     A guarnição da Brigada Militar de serviço no município de Bozano removeu ao auto-guincho, na data de hoje, o veículo L200, prata, placas DOO 1422, roubado no último dia 11 no município de Santa Bárbara do Sul. O veículo havia sido levado em um roubo (assalto) a um bar daquela cidade. Pouco antes do meio dia de hoje foi localizado em uma propriedade rural no Rincão Costa Beber e removido ao Auto-guincho, de onde deverá ser restituído ao proprietário.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Operação Papai Noel leva mais efetivo às ruas

     A operação Papai Noel está em pleno desenvolvimento na área do 29°BPM. Em seus oito municípios da região (Ijuí, Jóia, Augusto Pestana, Coronel Barros, Bozano, Ajuricaba, Nova Ramada e Catuípe), Policiais Militares estão sendo empregados em forma de reforço ao Policiamento Ostensivo durante o período de maior movimentação no comércio, especialmente à noite. Além das viaturas empregadas diariamente no policiamento ordinário, Policiais Militares estão sendo escalados no processo a pé, a fim de estar junto ao público pelas ruas centrais.
     O objetivo deste emprego direcionado ao horário estendido do comércio é garantir que o cidadão faça suas compras de natal ou passeio em família sem transtornos, no que tange à Segurança Pública. “Assim conseguiremos evitar desde pequenos furtos no comércio até roubos ou arrombamentos. O 29°BPM está fazendo tudo o que é possível para garantir tranqüilidade a quem trabalha e a quem compra também neste período de final de ano”, disse o Major LUIS FELIPE NEVES MOREIRA, Comandante do 29°BPM. O oficial lembra ainda de algumas condutas imprescindíveis à população que sai às ruas nos horários de maior fluxo de pessoas, tais como: levar bolsas junto ao corpo; carteiras com dinheiro nos bolsos; evitar usar jóias valiosas de forma ostensiva para não despertar a atenção; ter cautela na hora de apanhar o dinheiro para efetuar pagamentos; não andar com grande volume de dinheiro consigo; ao sair do veículo fechar vidros e não esquecer de chavear as portas e a chave na ignição, além de ligar o alarme. Quem necessitar de orientações pode buscá-las diretamente com os Policiais Militares nas ruas ou ligar para o 3332 7788. Para emergências, 190.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Jornal “Hora H” destaca comemoração de aniversário do 29°BPM


     As comemorações de 10 anos de implantação do 29° Batalhão de Polícia Militar em Ijuí foram retratadas e descritas pelo Jornal Hora H.

Veja a reportagem:
 
 
     O Comando do 29°BPM enaltece a participação da imprensa em suas ações está permanentemente à disposição de todos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NATAL SOLIDÁRIO 29º BPM - POE



        Na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro, integrantes do POE (Pelotão de Operações Especiais) do 29º Batalhão de Polícia Militar, tornaram o Natal de aproximadamente 310 crianças, do Bairro Getúlio Vargas II, um tanto mais alegre. Foi realizada a entrega de 300 Cestas Natalinas, 25 Bonecas e 25 Bolas às crianças daquela região da cidade. A iniciativa da aquisição e recolhimento desses presentes visa promover uma corrente de solidariedade e humanidade, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoal, partindo da premissa do Batalhão de ser uma polícia mais cidadã, mais próxima e mais atuante junto a sua sociedade.

 





segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

29°BPM apóia SUSEPE em revista na Penitenciária

     Efetivo do 29°BPM de Ijuí apoiou a SUSEPE nesta segunda-feira em revista à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. A inspeção transcorreu durante toda a manhã no módulo V1, galerias “A” e “B” e resultou na apreensão de dezoito aparelhos de celular com respectivas baterias, aproximadamente duzentos e cinqüenta gramas de maconha, vinte e sete pequenas pedras de CRACK, vinte e um estoques, um chip de celular e alguns cachimbos artesanais de usuários de droga.
O 29°BPM participou com efetivo de vinte e três homens.  
Celulares e droga
 
Estoques e telefones

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

29°BPM lança Operação Papai Noel e Programa de Vigilância Residencial

    O Comando do 29°BPM lança hoje às 18h no Módulo Central da Praça da República, simultaneamente às demais unidades do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões, a Operação Papai Noel. Tradicionalmente neste período que antecece ao natal e em que o Comércio permanece com suas portas abertas além do horário comercial normal, a Brigada Militar preocupa-se ainda mais em manter a Ordem Pública e seus índicies de criminalidade dentro de um nível aceitável, a fim de evitar pequenos furtos a pedestres e no comércio, furtos de veículos e até roubos, cujos riscos aumentam na medida em que há maior fluxo de pessoas e dinheiro.
     Policiais Militares que diariamente atuam na Administração do Quartel do 29°BPM se unirão aos demais para desenvolverem, principalmente nos horários tidos como mais críticos, o policiamento ostensivo preventivo.
    Na oportunidade também será lançado o Programa PROVIGIAREI (Programa de Vigilância Residencial Integrada) edição 2012/13. No período de 10 de dezembro a 03 de março o efetivo escalado especialmente para este fim visitará as residências diariamente, em horários que deverão se alterar a cada dia. O período de cadastramento das residências será de 10 a 23 de dezembro na sede do 29°BPM e deverá ser pessoalmente. As visitas às residências desabitadas, cujos moradores sairão em férias neste período, iniciarão em 23 de dezembro e se estenderão até o dia 03 de março de 2013. O objetivo é, pela prevenção, evitar o cometimento de crimes contra o patrimônio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Resultados do torneio de aniversário do 29ºBPM

Os jogos disputados ao longo desta quarta-feira (05) na AFUCOTRI tiveram os seguintes resultados, conforme as modalidades disputadas:

Voleibol: Campeão - 27ºGAC, equipe do Sgt Lacortt
Vice - 29ºBPM, equipe do Sd Colins

Bocha: Campeão – 29ºBPM, equipe dos Sargentos Berton e Cabreira

Canastra: Campeão - 27ºGAC, equipe do Sd Ércules Rosa
Vice - Equipe do Sd Damesceno

Futsal: Campeão - quipe da Polícia Civil de Ijuí
Vice - 29ºBPM, equipe da 1ª Cia
 
O Comando do 29ºBPM agradece a visita e participação das equipes e do público que prestigiou o evento.

 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

29°BPM lança Operação Papai-Noel da sexta à tarde

      Será nesta sexta-feira, às 18 horas, no Módulo Policial da Para da República, o lançamento oficial da Operação Papai-Noel 2012. Com a presença do POE – Pelotão de Operações Especiais – será lançada a tradicional operação que visa intensificar as atividades de polícia ostensiva a fim de manter sob controle e evitar o aumento de ocorrências policiais, em especial as contra pessoa e patrimônio.
     Segundo o Major LUIS FELIPE NEVES MORERIRA, Comandante do Batalhão, as atividades de inteligência policial, de apoio ao policiamento ostensivo, também serão intensificadas. Durante as semanas que antecedem ao natal, especialmente no período em que o comércio local estende seu horário de atendimento do público, haverá incremento no efetivo de Policiais Militares nas ruas, principalmente dos que atuam diariamente na administração do quartel do 29°BPM.  

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

29°BPM faz operação no centro de Ijuí

     Desde as oito horas da manhã o efetivo do POE – Pelotão de Operações Especiais – do 29°BPM, realizou operação no centro da cidade e locais estratégicos. A proximidade do final de ano e o conseqüente aumento do fluxo de dinheiro no comércio local e regional fazem com que ações preventivas sejam intensificadas com vistas a evitar o cometimento de delitos contra pessoa e patrimônio, especialmente. Dezenas de motociclistas foram abordados e identificados e seus veículos vistoriados. Segundo o Major LUIS FELIPE NEVES MOREIRA, Comandante da unidade, uma série de operações será lançada nos próximos dias em toda a área de ação do Batalhão, em locais e horários estratégicos, a partir da análise dos dados estatísticos de incidência de ocorrências.
     Durante a operação foram confeccionados nove Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo que em quatro os veículos foram removidos; Três Boletins de Ocorrência em Forma de Termo Circunstanciado (BO-TC), sendo um por Permitir que Pessoa não habilitada tome posse de veículo automotor e dois por Violar suspensão do direito de dirigir. Também foi preso Marcelo Saraiva Rodrigues, foragido da Justiça.   

29°BPM comemora 10° aniversário

     Um ato solene na manhã desta quarta-feira (05) marcará o início das festividades em comemoração ao décimo aniversário do 29°BPM. O evento constará de torneio de futebol sete, bochas, canastra e voleibol na AFUCOTRI. Participarão equipes da própria unidade e de unidades vizinhas.
     A abertura será as 08h e deverá contar com a presença de autoridades civis, além do Comando do 29°BPM e demais oficiais e praças dos oito municípios da área do Batalhão. Ao meio dia haverá almoço por adesão.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O USO DE DROGAS X SEGURANÇA PÚBLICA EM IJUÍ

     O Comando do 29º BPM juntamente com seu efetivo vem atuando junto à comunidade de Ijui na prevenção e atendimento de ocorrências vinculadas ao uso de drogas, sejam elas licitas ou ilícitas. Esse número de ocorrências vem crescendo uma vez que quando a pessoa esta sob efeito de drogas, ela apresenta alterações no seu comportamento (dentre elas a falta de capacidade de julgamento, coordenação, reflexos, autocontrole), pois as substâncias agem diretamente no Sistema Nervoso Central e este comportamento pode afetar tanto ao usuário de drogas como as pessoas que o cercam, em especial seus familiares.
     Após o uso de algum tipo de drogas (maconha, crack, cocaína, álcool, cigarro, etc.) por uma pessoa, ela passa a apresentar alguns sintomas e comportamentos diferentes dos habituais, dentre os quais podemos citar: Falta de motivação para estudar, trabalhar e de estar com a família; Inquietação, irritabilidade, ansiedade, cacoetes; Perda de interesse pelas atividades rotineiras; Há perda de sono ou apetite, insônia intercalada com períodos de sono demorado; Troca do dia pela noite; Olhos avermelhados, olheiras; Necessidade cada vez maior de dinheiro;  Desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro da casa da família, amigos e parentes; Há alterações súbitas de humor, uma intensa euforia, alternada com choro ou depressão; Começa a se relacionar com amigos diferentes; Passa a ser mais descuidado com a higiene pessoal; Mudança de vocabulário, usando termos mais pesados; Tem atitudes de culpa e reparação: agride os pais, chora se tranca no quarto; Passa noites fora de casa; Apresenta apetrechos como espelhinhos, fósforos, canudos, usados para cheirar cocaína; Aparecem entre os pertences restos de fumo, maconha ou crack; Tem receitas de medicamentos ou caixas de comprimidos de psicotrópicos; As roupas, os lenços ou as mantas têm cheiro forte de solvente; Há vestígios de pó branco nos bolsos; Passa a fumar cigarro para disfarçar a dependência da droga mais pesada.
     Com esta situação cada vez mais presente na sociedade, o Comando do 29º BPM realizou uma análise na documentação operacional produzida pelo efetivo, constatando que entre as segunda a quintas feiras ocorre em média duas chamadas diárias no 190 de famílias, (pais e mães) que estão com problemas de relacionamento com seus filhos pois estes estão sob efeito de alguma tipo de droga e apresentam comportamentos violentos com os quais as famílias não sabem lidar, momento em que ligam para a BM buscando solução. Já nos finais de semanas temos em média quatro chamadas diárias para o mesmo atendimento. Diante dos fatos, quando não há vítimas com lesões, cabe aos policiais militares apenas a orientação para estas famílias, uma vez que se trata de uma questão de saúde, e estes jovens e dependentes precisam de tratamento devido ao fato de as drogas causarem dependência.
     Consta também nesta análise outra situação interessante, neste caso ligado ao uso do álcool. Ocorrem em média cinco solicitações diárias de famílias devido às ocorrências de Violência Doméstica – Maria da Penha, e o que o efetivo nos tem relatado é que em 95% dos casos uma ou as duas partes envolvidas fizeram consumo de bebida de álcool.
     Fazendo uma avaliação de que o atendimento de uma ocorrência leva em média 30(trinta) minutos, apenas nos atendimentos das chamadas acima citados, temos o empenho de viatura e efetivo pelo tempo de 4 (quatro) horas diárias atendendo situações onde se não houvesse a presença das drogas não seria necessário, ou seja, esse tempo em que as guarnições estão tratando com essas pessoas, poderia ser realizado policiamento ostensivo nos diversos bairros de nossa cidade evitando a ocorrência de roubos, furtos em residências, em veículos e até mesmo fiscalização no trânsito.
     Desta forma, a droga tem afetado as atividades de segurança no município, não apenas quando o usuário esta praticando o furto e roubo para adquirir o entorpecente, mas também no atendimento das famílias inconformadas e desorientadas diante da realidade. Conhecendo estes fatos, o Comando do 29º BPM esta investido em ações preventivas, tratando principalmente com as crianças e adolescentes com a aplicação do PROERD (Programa educacional de Resistência as Drogas e a Violência) nas escolas  at palestras em sua área de ação, intensificando o patrulhamento em áreas onde haja a venda de drogas, bem como abordando e prendendo traficantes e usuários. O Policial Militar recebe orientação para ter muita serenidade e profissionalismo para agir nessas situações, uma vez que as partes estão com comportamento alterado pelas drogas que consumiram, muitas vezes desafiando a autoridade policial no desempenho de sua função que tem a finalidade única de cumprir seu dever e proteger as pessoas e o patrimônio.
     Continuaremos a atender os chamados de nossa comunidade, porém precisamos a colaboração e o entendimento de toda a sociedade de que  precisamos nos unir para o enfrentamento as drogas com uma mudança de cultura, diante das drogas ditas lícitas como também as ilícitas.