quinta-feira, 11 de abril de 2013

29ºBPM divulga Indicadores de criminalidade de Ijuí


O Comando do 29ºBPM divulga, nesta nota, os indicadores de criminalidade do município. A Seção de Ensino e Treinamento computou os três primeiros meses de 2013 e estabeleceu comparativo com igual período do ano passado. Os dados referem-se às DEZ OCORRÊNCIAS MAIS INCIDENTES no município de Ijuí.
No primeiro trimestre de 2013 foram registrados os seguintes números:
Tipo
Total no 1º trimestre 2013
Furto Qualificado
136 +
Lesão Corporal Culposa na Direção de veículo automotor
81 -
Acidente de trânsito com danos materiais
63 -
Ameaça
56 -
Lesão Corporal
50 -
Furto Simples
45 -
Roubo
24 -
Embriaguez ao volante
23 +
Vias de fato
23 -
Apreensão de objeto
19 -
Observa-se crescimento em Furto Qualificado e a entrada de Embriaguez ao volante entre as dez mais. A maior parte dos chamados da população não resultou em registro de crime e sim em registro administrativo. Neste período, por exemplo, foram feitas 1.313 averiguações; 177 Operações, 114 Policiamento de Local; 76 Apoio a Autoridade; 45 Orientações e 21 Inspeções de Local. No trimestre o efetivo do 29ºBPM efetuou 361 prisões.

Veja agora os números dos três primeiros meses do ano passado:
Lesão Corporal Culposa na Direção de veículo automotor
95
Furto Qualificado
91
Ameaça
83
Acidente de trânsito com danos materiais
66
Furto Simples
63
Lesão Corporal
54
Roubo
34
Vias de Fato
32
Permitir, Confiar ou entregar direção de veículo a pessoa sem CNH
30
Perda de Objeto
29
Observa-se, no comparativo, que há quatro Crimes de Trânsito que figuraram entre os dez mais incidentes tanto neste ano quanto no ano passado. Lesão Corporal Culposa esteve entre as duas mais incidentes em ambos os anos. Nos primeiros três meses de 2012 o efetivo do 29ºBPM efetuou 405 prisões.

Para o Major Luis Felipe Neves Moreira, Comandante do 29ºBPM, o aumento no número de ocorrências de arrombamentos (furto qualificado) deve-se em parte ao alto índice de consumo de droga. “Um par de tênis, uma calça ou qualquer outro objeto que é subtraído de alguma residência, serve como moeda de troca por droga”. Ele alerta à população que dificulte este tipo de delito, criando obstáculos em casa, no veículo e/ou nos estabelecimentos comerciais para que o furto se torne mais difícil. “Um fato positivo constatado é que cada vez mais a população se conscientiza que é preciso colaborar com os órgãos policiais, denunciando, informando atitudes suspeitas, etc”, disse o Comandante.