sexta-feira, 31 de maio de 2013

PATAMOS do 29ºBPM encerram primeiro mês de atividades

            O 29ºBPM de Ijuí lançou, no início deste mês, grande parte de seu efetivo que diariamente atua no serviço administrativo, na atividade fim, nas ruas de Ijuí. Pelo menos quatro PATAMOS, Patrulhas Tático Móveis, foram montadas e trabalham semanalmente à noite para aumentar a percepção de Segurança na população ijuiênse. A não divulgação do trabalho no início das atividades teve por objetivo o fator surpresa. Trata-se de mais uma ferramenta do 29ºBPM no combate ao Crime que se junta às Guarnições da 1º Companhia que desempenham as atividades de Policia Ostensiva diuturnamente e ao POE.
Os grupos das Patrulhas são formados pelos Policiais que trabalham em todos os setores da administração da BM (de pessoal, treinamento e logística), que acumulam o conhecimento técnico e prático. A atuação é motorizada e cada grupo é formado por quatro Policiais Militares, sendo dois Sargentos e dois soldados, com um integrante do sexo feminino que desempenha função igual aos demais e acumula também a de revistar mulheres. Barreiras estão sendo feitas pelas PATAMO em praticamente todas as noites, nos principais acessos ao município, com vistas a apreender armas, drogas e produtos de furto, bem como tirar de circulação pessoas procuradas pela Justiça e que estejam em situação de flagrância e veículos não devidamente licenciados e/ou com outras irregularidades. Outra missão precípua é a de saturar os bairros de Ijuí, com Policiamento Ostensivo e fiscalizar o trânsito, principalmente no que tange à ingestão de bebida alcoólica por motoristas. “O trânsito onera as guarnições da BM diariamente em atendimento de inúmeras ocorrências, desde o pequeno dano material ao acidente com lesões graves e com vítimas fatais e necessita de fiscalização constante, haja vista que esta no topo das ocorrências mais incidentes”, afirma o Major Luis Felipe Neves Moreira, Comandante do Batalhão.
Nos acessos ao município, nas ruas ou em estabelecimentos comerciais, pessoas em atitude suspeita são abordadas e revistadas. Neste primeiro mês os resultados obtidos pela atuação das PATAMO são excelentes, considerando-se o início das atividades dos grupos. Veja: 816 pessoas foram abordadas e identificadas no Sistema de Consultas Integradas; 135 motocicletas e 473 veículos de passeio foram identificados no mesmo sistema; 07 motocicletas e 26 veículos de passeio foram autuados totalizando 56 autuações por infrações de trânsito, sendo que 05 motocicletas e 18 veículos de passeio foram removidos ao Autoguincho; duas CNH foram apreendidas; um condutor preso por dirigir embriagado; um acidente com lesão corporal; 08 Boletins de ocorrências foram lavrados, sendo 06 Termos Circunstanciados; 07 prisões foram feitas; uma arma branca apreendida e montadas 21 barreiras Policiais.