quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações na área do 29ºBPM. Comando orienta!

As anunciadas manifestações sociais, que deverão reunir grande público em Ijuí aos moldes de outras pelo país, nos levam a orientar à população participante e organizadora, quanto a possíveis infiltrações de pessoas imbuídas de ânimo diverso do anunciado e do propósito das manifestações.
Informações levantadas por nossa Seção de Inteligência dão conta que pessoas mal intencionadas poderão se infiltrar em meio à multidão. Diante disso, preocupa-nos a possibilidade de criminosos aproveitarem-se da aglomeração de pessoas para a prática de furtos de carteiras, telefones celulares, maquinas fotográficas, bolsas e mochilas. Possibilidade ainda destes criminosos, geralmente atuando em grupos, quebrarem vitrines para a prática de “saques” e vandalismo contra o patrimônio público e privado.

Em nível de estado, a instituição traz o seguinte pronunciamento do Sr. Comandante Geral:

PREZADOS MANIFESTANTES. Manifestações públicas de reivindicações são comuns nas democracias. O papel da Brigada Militar é o de garantir a segurança dos próprios manifestantes e, também, garantir que os direitos de todos os demais sejam respeitados.
A Brigada está aqui para assegurar o direito de vocês, mas também para evitar atos de incivilidade e ações de vandalismos. Se for necessário, cumpriremos nossas obrigações legais de deter responsáveis por ações ilegais que comprometam o bem-estar da população e os objetivos do próprio movimento.
Pedimos a colaboração de todos para que a manifestação ocorra, como quer a ampla maioria dos manifestantes, sem qualquer incidente, sem vidros quebrados, sem danos ao patrimônio público ou privado e sem a restrição do direito de todos de ir e vir.
Com este comunicado, queremos reforçar o princípio básico de uma polícia cidadã, que existe para servir ao público, para protegê-lo e respeitá-lo. Temos a certeza da compreensão de todos e que o Rio Grande do Sul há de dar exemplos de respeito e civilidade ao Brasil.
Atenciosamente,
Coronel Fábio Fernandes, Comandante-Geral da Brigada Militar”.

Em razão disto o 29º BPM ORIENTA:
         - Cuidado na condução de seus pertences. Bolsas e mochilas devem ficar ao alcance de seus olhos. Se puder, evite levá-los para a marcha;
         - Telefones celulares e máquinas fotográficas devem ser conduzidos em local seguro e utilizados somente quando estritamente necessário, pois em caso de furto o delinquente se aproveita da multidão para fugir e evitar ser reconhecido;
         - Não utilize máscaras, pois quem é livre não precisa se esconder. A utilização de máscaras beneficia o criminoso, o delinquente, o infrator...que não quer ser reconhecido;
         - Evite levar cartões de crédito e carteira. Leve somente sua identidade ou CNH e cartão do seu plano de saúde. Caso seja ferido, facilita a sua identificação e agiliza o socorro médico;
         - A Brigada Militar terá como foco a preservação da vida e integridade física de todos os participantes do evento, tanto de manifestantes quanto daqueles que somente irão assistir e dos que estão trabalhando nele. Todo o evento será filmado, para que no caso de cometimento de crimes os autores sejam identificados e possam ser processados pela Justiça. Os Policiais Militares integrantes do 29º BPM conhecem os criminosos que deverão estar infiltrados na passeata, porém você participante talvez não os conheça. Ajude-nos a trabalhar, a garantir a sua segurança, a manter a tranqüilidade da manifestação. Informe aos policiais quando testemunhar um delito e facilite a intervenção para possíveis prisões de autores.

O Comando do 29º BPM conta com sua colaboração e deseja a todos um manifesto respaldado pela legalidade, com a civilidade de todos.