segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rinha de galo termina em prisões em Augusto Pestana

     Maus tratos contra animais e porte ilegal de arma foram constatados

 

     Uma rinha de galo promovida na localidade de Bom Princípio, interior de Augusto Pestana, no início da noite de sábado, acabou com a prisão de pelo menos doze pessoas. Os autores incorreram em delitos tipificados na Lei 9.503, de setembro de 1997, que prevê para o crime de Maus tratos a pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.
    É comum apostadores e praticantes de disputas de animais, tais como nas rinhas de galo, praticarem abusos, maus-tratos, ferimentos e mutilações, revelando um lado perverso dirigido contra os indefesos bichos, dada a crueldade a que são submetidos. 
    Um dos participantes foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, com base na lei 10.826/2003. Os suspeitos foram detidos na propriedade de um morador conhecido por "Vandão", sendo que durante a prisão, alguns acusados evadiram-se por uma área de mato. Foram realizados disparos de arma de fogo contra as guarnições da BM.

    Ainda foram apreendidos materiais de uso comum em rinhas de galo, como balança de precisão e biqueiras de aço, além de nove galos de rinha com diversos ferimentos, como se vê nas imagens. No veículo Fiat Strada cinza, placas IRT 1072, emplacado em Eugênio de Castro, foi encontrado o revólver Rossi Cal.22, inox, municiado com 06 cartuchos intactos, registrado em nome de Ricardo Gehrke, que foi autuado em flagrante delito de porte ilegal de arma de fogo. 
A operação reuniu efetivos de Ijuí, Augusto Pestana, Jóia, Eugênio de Castro, Entre-Ijuis e Santo Ângelo. O Conselho Tutelar foi acionado devido à presença de duas adolescentes.