quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sargento Daniel Alves vai para a Reserva



Após cumprir 25 anos e oito meses de efetivo serviço na Brigada Militar, somados a outros cinco de contribuição ao INSS, Alves decide deixar o quadro de Militares da Ativa da Brigada Militar, tendo atingido tempo suficiente para aposentadoria ao completar quase trinta e um anos de serviço. Natural de Santo Augusto e crescido em Barro Preto – hoje Distrito do município de Nova Ramada – Alves traz consigo a simplicidade, a calma e a serenidade. Sua mãe, com 86 anos, ainda reside na mesma localidade.
O então Aluno Soldado Daniel Alves dos Santos ingressou na segunda turma de Policiais Militares formada em Ijuí, em 11 de Setembro de 1990, junto a outros 49 aprovados em Concurso Público constituído de três fases, Intelectual, médico e físico. Durante todos esses anos, jamais atuou em outro município, senão no período do Curso de Sargento.
Alves foi soldado de 1990 até 2006. Em 2004 e 2005, após ser aprovado em novo Concurso Público, freqüentou o Curso Técnico em Segurança Pública na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre e foi promovido à graduação de 2º Sargento no ano seguinte e a 1º Sargento um ano após.
“Com 43 anos, deixo as fileiras da ativa com a consciência tranqüila por ter cumprido com meu dever de Policial Militar por todos esses anos. Mantive minha honra e jamais me corrompi no exercício da função. Agradeço a Deus pela vida que manteve em mim, embora eu tivesse jurado no dia de meu ingresso que a sacrificaria se preciso fosse, pela vida do cidadão. Pela saúde e por ter concluído meu período em pleno gozo de minhas faculdades mentais, enquanto tantos outros colegas chegam à aposentadoria em condições não tão boas. Aos colegas dos cursos de Soldado e Sargento e aos que ombrearam diariamente nossas atividades policiais no 29ºBPM. À Brigada Militar como instituição, que me proporcionou valores como Camaradagem, Ética e Moral e adquirir o necessário para o conforto de minha família, embora com muito esforço e, especialmente, a minha família que se ressentia das longas ausências decorrentes das atividades diuturnas da função”, disse Alves ao ser questionado sobre a sensação do último dia (hoje) no quartel da BM como Militar da Ativa.
Ao longo de sua carreira o Sargento Alves desempenhou funções na atividade fim (Policiamento Ostensivo) e na Sala de Operações, com Rádio-Operador e Adjunto de Serviço. Por longos anos, pelas manhãs, transmitia por telefone às Rádios da Região as principais ocorrências atendidas pela Brigada em Ijuí e tornou-se conhecido da comunidade e dos profissionais dos meios de comunicação.
Nos últimos anos desempenhou a função de Sargento Auxiliar da Seção de Ensino e Treinamento do Estado Maior do 29ºBPM - P3. Ainda entristecido com a perda recente de seu irmão brigadiano, João Maria Alves dos Santos, que aposentou-se como 2º Sargento e desempenhou suas funções na Brigada Militar de Ijuí como Cabo, Alves pretende descansar por algum período, curtir a família, o filho já crescido e posteriormente desenvolver no meio civil atividade ocupacional que já tem em vista.
Quando questionado sobre o que dizer aos colegas que ficam e como aconselhar aos Policiais Militares mais novos, respondeu: “Tudo é possível com persistência, dedicação, HONESTIDADE e amor à profissão. Ser Policial Militar vale à pena. Eu realizei meu sonho e começaria tudo de novo, mesmo recebendo criticas diárias já que nossa atuação deve ser legalista e por isso desagrada àqueles que infringem a lei. Servir à comunidade é gratificante”.
Para o Capitão Vinicius de Aguiar Ayres, último Chefe de Seção de Alves, sua ida para a Reserva representa grande perda à Brigada Militar de Ijuí, dada sua dedicação, empenho e confiança que inspira, porém, alegria em ver um Policial Militar chegar à aposentadoria com saúde e tendo cumprido tão brilhantemente seu dever.
A graduação de 1º Sargento foi a última atingida por DANIEL ALVES DOS SANTOS no serviço Ativo da Brigada Militar. À reserva, leva soldo e posto de 1º Tenente.
Ao hoje Sargento e "amanhã" Tenente Alves, a homenagem de todos os colegas de farda do 29ºBPM de Ijuí.  
Major Átila, Sgt Alves e Ten Schimanoski

Sgt Leandro e Sgt Alves