quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PPPC - Segurança deverá receber verba de pouco mais de 300 mil ano que vem!

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial apresentou o resultado final da votação do Processo de Participação Popular e Cidadã, ocorrida na semana passada, e que elencou projetos para receber verbas do governo estadual em 2014.
Em relação a projetos locais, na área da saúde, o projeto que recebeu maior número de votos dentre os 11 municípios do Corede, com sede em Ijuí, foi para sequência da construção do novo Hospital Bom Pastor de Ijuí, num total de oito mil, 233 votos. Com isso, pelos cálculos de proporcionalidade, estão reservados 260 mil reais para o Bom Pastor no ano que vem investir na nova obra.
Ainda no segmento de saúde, a construção e ampliação de unidades básicas de saúde em Ajuricaba, Jóia, Nova Ramada e Panambi ficou com 207 mil reais. Após, foram elencados 187 mil reais para aquisição de equipamentos para unidades básicas de saúde de Coronel Barros, Ijuí, Jóia e Pejuçara; 87 mil para aquisição de ambulâncias aos municípios de Jóia, Panambi e Pejuçara; além de 61 mil reais para compra de veículos para ESFs de Catuípe e Nova Ramada.
O total de verbas para a saúde é de 803 mil, 887 reais. Já na área de desenvolvimento rural o projeto que ficou em primeiro lugar no PPPC foi para construção de agroindústrias, no programa Sabor Gaúcho, com 239 mil reais, aos municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Ijupi, Jóia e Pejuçara.
Em segundo lugar ficou a aquisição de equipamentos de agroindústrias com 212 mil reais. Já o terceiro projeto mais votado na agricultura foi correção de solo, com 90 mil; além de aquisição de equipamentos ao programa Leite Gaúcho, com 78 mil; além de vias de acesso para assentamentos no município de Jóia, com valor de 22 mil reais.
O total de verbas para a agricultura é de 643 mil reais. O Corede Noroeste Colonial ainda informou o resultado da votação no PPPC para o segmento de educação básica, profissional e técnica. Nessa área, o projeto mais votado foi para laboratórios de informática em escolas de Ijuí, Condor, Jóia, Ajuricaba e Panambi, com valor de 243 mil e 500 reais.
O segundo projeto mais votado foi espaços culturais em educandários, no valor de 75 mil e 800 reais. Após ficou projeto para salas multifuncionais, num total de 67 mil reais; além de bibliotecas, com 48 mil e 500 reais; e laboratórios de ciências, com 47 mil reais. O total é de 482 mil reais.
Já no segmento de segurança pública e defesa civil, a aquisição de veículos para a Brigada Militar de Augusto Pestana, Coronel Barros e Jóia, além de viaturas para a Polícia Civil de Condor, também bombeiros, Susepe, Policia Civil e Brigada Militar de Ijuí, foi o projeto escolhido para receber no ano que vem 321 mil reais.
Além disso, a votação do Processo de Participação Popular e Cidadã também teve a área de cidadania, justiça, direitos humanos e políticas para as mulheres. Nesse segmento, o projeto para construção de um centro de referência para atendimento às mulheres em situação de violência em Ijuí ficou em primeiro lugar e vai receber 191 mil reais.
Já em segundo lugar foi votado projeto para capacitação de mulheres ao mundo do trabalho, com verba de quase 66 mil reais. Esta área, no total, vai contar com 257 mil reais. Ainda o PPPC tinha o segmento de habitação, desenvolvimento urbano e saneamento. Nesse caso o projeto aprovado foi para pavimentações na área de habitação aos municípios de Ajuricaba, Catuípe e Panambi, com 225 mil reais.
Por fim, a área de combate à violência no trânsito vai receber 160 mil reais em 2014 do Estado para realizar nos municípios do Corede Noroeste Colonial um curso de formação de multiplicadores para educação ao trânsito. (site da RPI).