sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Relatório mensal das PATAMO!


As Patrulhas Tático-móveis do 29º BPM compilaram os dados das ações desenvolvidas ao longo do mês de julho em Ijuí. Em suas atuações noturnas, especialmente nas entradas da cidade e nos bairros, em locais de difícil acesso, as dezoito barreiras viárias montadas e as ações de patrulhamento e incursões à pé refletiram os seguintes números: 999 pessoas foram abordadas.
         Foram vistoriados seis estabelecimentos comerciais, três escolas, três instituições bancárias, quatro casas lotéricas e dois postos de combustíveis.
No trânsito foram autuados trinta e cinco veículos, aos quais confeccionados quarenta e nove autos de infração, da seguinte forma: oito para condutores não habilitados; dois por CNH vencida há mais de 30 dias, além de outros pelo não uso do cinto de segurança, falta de equipamento obrigatório. Foram flagrados doze veículos trafegando com o licenciamento obrigatório vencido, tanto quanta outras 24 multas por infrações diversas.
         Dentre estas últimas, grande monta de condutores sem os documentos de porte obrigatório, como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação.
         As PATAMO também removeram ao depósito dezesseis veículos, sendo 10 destes motocicletas. Foram confeccionados quatro boletins de ocorrência, sendo três do tipo termo circunstanciado, com quatro prisões decorrentes. Este foi o terceiro mês de atividades desde a instalação do programa de emprego das Patrulhas Tático-móveis do 29º BPM, sendo que as equipes concentraram suas atividades em ações de barreiras itinerantes e no patrulhamento à pé em locais de difícil acesso ou menos rotineiramente policiados.
          Parte das atividades envolveram a fiscalização de veículos de fora, em cumprimento às orientações emanadas do comando do CRPO Missões, atendendo às demandas do programa ENAFRON, que visa ao combate de delitos de natureza transnacional, tais como tráfico de drogas, contrabando, roubo de carros, motos e caminhões e o descaminho de tributos federais e estaduais decorrentes do escambo ilegal de mercadorias.
          Cabe registrar também que a coordenação regional do programa citado (ENAFRON) foi confiada ao oficial comandante do CRPO Missões, o Tenente-coronel CLAITON RUI DA COSTA PORTILHO, em cujo comando nossa Unidade se subordina, seguindo as orientações gerais de ação no plano tático. A firme posição do seu comandante é o não arrefecimento dos batalhões no combate ao crime, nas suas mais diversas modalidades e o intenso emprego de ações e operações. 
        Por fim, recomenda o comando que a comunidade não deixe de denunciar irregularidades que tiver conhecimento, diretamente para o telefone de emergência 190, participando ativamente da construção do bem-comum, cuja sociedade é o alvo e a Brigada Militar o seu arauto, no busca dos mesmos fins.