quinta-feira, 19 de setembro de 2013

29ºBPM participa do desfile farroupilha

     O desfile deste 20 de setembro em Ijuí contará, mais uma vez, com a participação do 29ºBPM. Neste ano, a participação se dará com viaturas diariamente empregadas nas atividades de Polícia Ostensiva, bem como de equinos utilizados pelo efetivo do Grupo de Polícia Montada GPMon, do Pelotão de Operações Especiais, comandado pelo 1º Ten Jacson Adriano de Souza da Silva. 

     Histórico da BM em Ijuí.
     A história da Brigada Militar de Ijuí iniciou-se com sua instalação, em janeiro de 1930, quando passava na região o Regimento de cavalaria que se transferia de Alegrete para Passo Fundo, hoje constituído no 3º Regimento de Polícia Montada com sede em Passo Fundo. 
     Por força de três decretos dos anos  de 2000 e 2001 houve mudança de nome, para Destacamento Especial de Ijuí, e desta maneira, a contar de 15 de maio de 2001, além da troca de nome passou a contar com duas companhias e ter sua subordinação os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano Catuípe, Condor Coronel Barros, Jóia, Nova Ramada e Panambí. 
     No dia 22 de agosto de 2002, por meio de Portaria 001, passa a denominar-se 29º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente o 29º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo nos município de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Jóia e Nova Ramada. 
     A missão é executar o policiamento ostensivo e atuar de forma proativa de forma que haja redução nos índices de ocorrências. Buscamos a integração entre Polícia e comunidade, a fim de prestar um serviço de qualidade atendendo a demanda específica de cada localidade, a partir de dados estatísticos próprios da unidade e informações obtidas junto à comunidade. 
     Seu Comandante é o Major Luis Felipe Neves Moreira. Responde pelo Comando do 29ºBPM, atualmente, o Capitão ALEXANDRE MOREIRA PEREIRA.