segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Atuação da BM na EXPOIJI/FENADI - dados

     Os onze dias de feira mais uma vez movimentaram a Brigada Militar na Região. O 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ijuí, contou com reforço de outras duas unidades da área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO-Mis), o 7º Regimento de Polícia Montada de Santo Ângelo e o 14ºBPM de São Luis Gonzaga. 
     O efetivo local foi empregado no parque em regime de Hora Extra, o que fez com que o Policiamento Ostensivo na cidade não fosse alterado e recebesse ainda incremento, em virtude da grande quantidade de veículos e pessoas que deslocaram a Ijuí. Já os Policiais Militares das outras unidades perceberam diárias e permaneceram em Ijuí o tempo necessário para garantir conjuntamente a tranquilidade do evento.
     Em todos os turnos houve o emprego de Policiais Militares, porém, com incremento, nos dias mais críticos e de maior aglomeração de pessoas. No interior do parque houve a confecção de sete documentos operacionais, por crimes e/ou contravenções. Dois Termos Circunstanciados por "Desobediência, resistência e desacato" e um por "Vias de fato". Também foram confeccionados Boletins de Ocorrência, em forma de Comunicação de Ocorrência Policial, para uma "Desobediência" à portaria 001/2013 da Vara da Infância e Juventude; "Fuga de local de acidente"; "Localização de documento" e "Dano" em veículo no estacionamento.
     Para o Capitão Alexandre Moreira Pereira, que responde pelo Comando do 29ºBPM, a comunidade regional mostrou-se ordeira e comprometida com o evento, uma vez que não houve registro de ocorrências relevantes. Após sua primeira feira como responsável pelo policiamento, o oficial credita o sucesso da atuação da BM a uma série de fatos, especialmente ao alto grau de comprometimento e conhecimento técnico do efetivo empregado.