segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Operação Balada Segura

     A operação Balada Segura desenvolvida no sábado à noite em Ijuí, no bairro Lambari, contou com a participação da Brigada Militar. Também atuaram a Polícia Rodoviária Federal e a Coordenadoria Municipal de Trânsito.
     Os dez Policiais Militares envolvidos confeccionaram dois Boletins de Ocorrência, sendo um em forma de Comunicação de Ocorrência e outro, Termo Circunstanciado, ambos por "Permitir direção por pessoa embriagada" e quatorze Autos de Infração de Trânsito (AIT).
     Destes, seis pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro - Dirigir sob influência de álcool- sendo três para condutores que se submeteram ao teste do Etilometro e os demais aos que se recusaram. Também foram autuados condutores por Desobedecer ordem de parada; Licenciamento vencido; Manobra perigosa; Entregar veículo para pessoa embriagada; Sem CNH e Entregar direção a pessoa sem condições de dirigir.
     A medida administrativa aplicada pelo DETRAN ao Art.165, independentemente do condutor se submeter ao teste do Etilometro ou não, é a Suspensão do Direito de Dirigir pelo período de um ano. No ato, a BM recolhe a CNH do condutor pelo período de 24 horas. Após, ele deve retirá-la e poderá dirigir, até receber a ordem do DETRAN para entregá-la. Só então iniciará a contagem de prazo de 12 meses. 
     No total, sessenta testes de Etilometro foram realizados pela BM nesta Operação.
     Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou 93 testes de Etilometro e autuou a 21 condutores, sendo 11 por Embriagues (06 para condutores que se recusaram ao teste do Etilometro e 05 pelo resultado positivo. Também prendeu 02 condutores por Embriagues, cujos índices dos testes realizados foram superiores a 0.34Mg/L e removeu 01 veículo por "...não estar devidamente licenciado".