sexta-feira, 15 de novembro de 2013

18 de Novembro de 1837: Fundação da BM!



A Brigada Militar comemora 176 anos. Sua trajetória é intrínseca à própria história do Rio Grande do Sul, por ter sido criada durante a Guerra dos Farrapos. Ambos os fatos - a Revolução Farroupilha e a criação da Brigada Militar - são emblemáticos por seus desafios, bravura, e heroísmo.
A Corporação sofreu uma série de transformações e recebeu diversas denominações ao longo de sua existência: Força Policial, Corpo Policial, Guarda Cívica, Brigada Policial e, finalmente, Brigada Militar.
Uma das mais antigas, sólidas e respeitadas instituições do Estado, a Brigada Militar desempenhou e continua a ter papel preponderante nos acontecimentos políticos e sociais mais relevantes da história gaúcha e brasileira, como responsável pela ordem pública.
Prestando indispensáveis serviços à sociedade, ao longo do tempo também soube adequar-se às necessidades da evolução social. Hoje, é uma Instituição moderna e continua a ter destaque no cenário nacional, entre as demais Polícias Militares, enfrentando os desafios impostos pela complexidade do tema em que se traduz a segurança pública.
E um dos grandes desafios da atualidade é atuarmos como a polícia da sociedade democrática, a fim de garantir, cada vez mais, a democracia conquistada por esta Nação; garantir a manutenção dos direitos individuais e coletivos. Precisamos mostrar para a sociedade gaúcha que ela pode contar com uma polícia preparada tecnicamente, plenamente adequada ao seu tempo, próxima das comunidades onde atua e capaz de atender aos anseios da população.
A gama de atividades atendidas pela Corporação, a gestão executada pelos Comandos, a ação de cada homem e mulher que compõe esta Instituição, devem ser feitas com total transparência, capitaneando, cada vez, mais o respeito e a confiança daqueles a quem servimos.
Atualmente, o centro da segurança é o cidadão. Cada cidadão precisa e merece ter sua vida e seu patrimônio protegidos. Ele precisa se sentir seguro e livre no território onde habita, trabalha e transita. E a Brigada Militar, diante de sua capilaridade, reúne condições para auxiliar na construção de uma política de paz social. Assim, a Corporação se manterá na vanguarda da história, dando exemplos para o país e orgulhando a todos nós, seus integrantes, e a toda a sociedade gaúcha.
Parabéns a Brigada Militar. Parabéns à família brigadiana, homens e mulheres que mantém esta Instituição adequada às necessidades do seu tempo, forte e visionária nos seus 176 anos de existência!


 FÁBIO DUARTE FERNANDES
Cel QOEM - Comandante - Geral