sexta-feira, 27 de setembro de 2013

29ºBPM prende homem com veículo furtado

     Uma ligação ao fone 190 levou uma guarnição da BM de Ijuí a prender um homem e recuperar um veículo furtado, nesta manhã. Segundo o relato do comunicante, um homem chegou em uma propriedade rural às margens da RS 342 (rodovia que liga Ijuí a Catuípe) e pediu combustível. Desconfiado o morador ligou para a BM. Antônio Carlos Nascimento estava com o Scort vermelho, placas ICJ 0525, furtado na madrugada de hoje no município de Sr. Maurício Cardoso. Inicialmente o acusado mentiu seu nome. Contra ela há várias acusações. O preso foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Ijuí.
Antônio Carlos Nascimento
Veículo furtado

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prisões: ao menos três já foram presos hoje em Ijuí

     Uma guarnição do 29ºBPM já prendeu três condenados da Justiça em Ijuí, somente hoje. Várias diligências foram feitas nesta manhã nos bairros Osvaldo Aranha e São Paulo.
     Em cumprimento a dois Mandados de Prisão encaminhados nesta data à BM, foram presos, no bairro São Paulo, os irmãos Jairo Cardoso de Oliveira e Lodair José Cardoso de Oliveira. 
     Também foi capturado, no bairro Osvaldo Aranha, Jeferson dos Santos, foragido do Instituto Penal de Ijuí (IPI). Todos foram apresentados na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI).
Jeferson dos Santos
Jairo Cardoso de Oliveira
Lodair José Cardoso de Oliveira

terça-feira, 24 de setembro de 2013

29ºBPM prende autor de furto smples


      O furto simples 48 garrafas de cerveja vazias, resultou na prisão de um acusado, por volta das 10h25min de hoje, na Rua São Cristóvão, bairro São Paulo. Uma senhora comunicou que um homem havia adentrado no pátio de sua residência e furtado o material  descrito. A BM localizou e prendeu o acusado. Na DP, onde foi apresentado, houve confecção do registro da ocorrência e liberação do autor.


PM Temporário

     A Brigada Militar está convocando os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas no Programa de Militares Estaduais Temporários (PM Temporário), para a realização da prova intelectual. Será dia 05 de outubro, sábado, das 14 às 18h. Os candidatos deverão se apresentar com meia hora de antecedência. Na região, haverá prova em Santo Angelo, no Colégio Tiradentes da BM.
     As provas serão aplicadas em vários locais no estado. A lista dos candidatos convocados, com respectivo local de aplicação das provas, pode ser visualizada neste link: 
https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Multimidea/Internet/Concursos/PMTemp/2013/Edital06PMT.pdf     




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nova viatura para a BM de Augusto Pestana

     Desde a ultima quinta-feira o Pelotão da BM de Augusto Pestana conta com mais uma viatura. O Renaut, modelo Sandero, prefixo 8929, já esta sendo empregado nas atividades de Polícia Ostensiva naquele município. A nova viatura é fruto de demanda do Comando Regional da BM junto ao Comando Geral e foi adquirida com recursos da Secretaria de Segurança Pública. Para o Tenente Celso Rogério Cardoso Silva, Comandante do Pelotão de Augusto Pestana, a destinação representa importante avanço nas atividades diárias da BM naquele município. 

29ºBPM integra eventos em sua área de ação



     Na Sexta-feira, dia 20, o 29º BPM participou do desfile alusivo ao dia do gaúcho em Ijuí. Desfilaram na Av. 21 de Abril, novo palco de desfiles, as viaturas empregadas diariamente nas atividades de Polícia Ostensiva no município sede do Batalhão e equinos empregados do processo de policiamento montado. Participaram do evento o Capitão Alexandre Moreira Pereira, que responde pelo comando da unidade, o Capitão Vinicios de Aguiar Ayres e praças da unidade. A narração do desfile militar que reuniu, ainda, o 12º Comando Regional de Bombeiros e o Colégio Tiradentes de Ijuí, ficou a cargo do Sargento Heberle, que fez igualmente a leitura da alocução cívica de encerramento da semana Farroupilha em Ijuí.
Policiamento Montado
Bombeiros
Colégio Tiradentes - inscrições abertas.
      O 29ºBPM também se envolveu com a segurança da FEICAT, que iniciou na quinta-feira e se estendeu até este domingo, em Catuípe. Houve emprego do efetivo do Pelotão daquele município e de guarnições das PATAMO (Patrulhas Tático Móveis) e do POE, do município sede do batalhão.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

29ºBPM apreende entorpecente

     Uma ocorrência no trânsito, do tipo colisão, culminou na apreensão de droga e prisão de dois acusados nesta tarde em Ijuí. Tudo começou quando uma motocicleta colidiu em um automóvel e fugiu. Coincidentemente havia um oficial da BM de Ijuí, em seu carro particular, nas proximidades, e assistiu ao acidente. O Capitão Ayres, desconfiado da fuga desenfreada a que se submeteu o condutor da motocicleta, seguiu-a, enquanto repassava as informações sobre o destino da motocicleta à Sala de Operações (SOp) da BM. Ao sair do perímetro urbano, já na RS 342 que liga Ijuí a Catuípe, nas proximidades da "Ponte Seca" deu-se a abordagem. O caroneiro da motocicleta carregava consigo duas buchas de droga, uma de crack e outra de cocaína, que, juntas, pesaram 16,6g. A ocorrência está sendo registrada na Delegacia de Pronto Atendimento de Ijuí. 
droga apreendida

29ºBPM participa do desfile farroupilha

     O desfile deste 20 de setembro em Ijuí contará, mais uma vez, com a participação do 29ºBPM. Neste ano, a participação se dará com viaturas diariamente empregadas nas atividades de Polícia Ostensiva, bem como de equinos utilizados pelo efetivo do Grupo de Polícia Montada GPMon, do Pelotão de Operações Especiais, comandado pelo 1º Ten Jacson Adriano de Souza da Silva. 

     Histórico da BM em Ijuí.
     A história da Brigada Militar de Ijuí iniciou-se com sua instalação, em janeiro de 1930, quando passava na região o Regimento de cavalaria que se transferia de Alegrete para Passo Fundo, hoje constituído no 3º Regimento de Polícia Montada com sede em Passo Fundo. 
     Por força de três decretos dos anos  de 2000 e 2001 houve mudança de nome, para Destacamento Especial de Ijuí, e desta maneira, a contar de 15 de maio de 2001, além da troca de nome passou a contar com duas companhias e ter sua subordinação os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano Catuípe, Condor Coronel Barros, Jóia, Nova Ramada e Panambí. 
     No dia 22 de agosto de 2002, por meio de Portaria 001, passa a denominar-se 29º Batalhão de Polícia Militar. Atualmente o 29º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo nos município de Ijuí, Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Jóia e Nova Ramada. 
     A missão é executar o policiamento ostensivo e atuar de forma proativa de forma que haja redução nos índices de ocorrências. Buscamos a integração entre Polícia e comunidade, a fim de prestar um serviço de qualidade atendendo a demanda específica de cada localidade, a partir de dados estatísticos próprios da unidade e informações obtidas junto à comunidade. 
     Seu Comandante é o Major Luis Felipe Neves Moreira. Responde pelo Comando do 29ºBPM, atualmente, o Capitão ALEXANDRE MOREIRA PEREIRA.



 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

29ºBPM recupera motocicleta furtada!

     Uma guarnição da BM de Ijuí recuperou ontem, no início da noite, uma motocicleta Titan, preta, furtada. Os Policiais Militares tentaram abordar o condutor do veículo, que empreendeu em fuga e o abandonou na Rua do Comércio, bairro São Geraldo. Consulta ao sistema indicou que a placa IBK 5800, usada na Titan preta, pertence a uma outra motocicleta ano 84, vermelha. A verdadeira placa da motocicleta recuperada é INP 9626, que encontrava-se furtada. O veículo foi removido ao pátio do guincho.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Operação prende motoristas embriagados e acusados de perturbação do sossego alheio!


     As constantes perturbações da tranqüilidade e do sossego alheio, causados pelo volume excessivo de aparelhos de som automotivo, levaram o Comando do 29ºBPM a determinar a realização de uma operação Policial Militar no trânsito na região do Hospital Bom Pastor, que abrange especialmente os bairros Sol Nascente e Jardim, haja vista as freqüentes solicitações de atendimento por parte da comunidade que sente-se prejudicada em seu horário de descanso.
     Com vistas a coibir tais contravenções penais e, também, tirar de circulação motoristas que dirigem sob influência de álcool e comumente se envolvem em acidentes, o efetivo do 29ºBPM montou barreira no sábado à noite naquela região. 
     Em pouco mais de cinco horas de atuação dois motoristas embriagados foram flagrados dirigindo após ingerirem bebida alcoólica. Ambos foram presos e apresentados na Delegacia de Polícia. No total, seis Autos de Infração de Trânsito foram confeccionados; cento e cinquenta pessoas abordadas e identificadas e setenta veículos de passeio fiscalizados, além de três caminhões e dezessete motocicletas. Dois veículos foram removidos ao pátio do guincho.
     Também foram recolhidos três aparelhos se som automotivo, de veículos flagrados pelos PM cujos responsáveis encontravam-se em flagrante de Perturbação do Sossego alheio. Todos foram igualmente presos, porém liberados após assumirem o compromisso de comparecerem perante o Juizado Especial Criminal, onde responderão pela contravenção penal cometida. Também na quinta-feira (12) houve apreensão de outros dois aparelhos de som pela mesma contravenção penal.  
     Com tais medidas, tomadas a partir de solicitações da comunidade da região do hospital Bom Pastor, espera-se a diminuição no número de casos de Perturbação do Sossego alheio. A operação foi comandada pelos Tenentes Nunes e Adriano.






29ºBPM apoio SUSEPE em revista na Penitenciária!

     Efetivo do 29ºBPM auxiliou, na manhã de hoje, a Superintendência dos Serviços Penitenciários - SUSEPE - em revista ao Módulo V1-B, da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí. 
     Na revista às celas foram localizados materiais costumeiramente apreendidos em tais operações, como: três aparelhos de telefone celular; duas baterias de celular; vinte estoques (facas artesanais) e um chip de telefone celular.
Material apreendido


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

29ºBPM prende motorista embriagado!

     Um acidente de trânsito, do tipo Lesão corporal culposa, resultou na prisão do acusado pelo crime de Embriaguez, no início da noite de ontem, por volta das 18h10min, em Ijuí. O acidente ocorreu na Rua Irmãos Gressler, 84, no centro. O acusado, Rafael Fonseca Goi, conduzia o veículo Kadett, placas IGY 5133 e ao efetuar ultrapassagem colidiu frontalmente com a motocicleta Honda, Biz, placa ITS 9574, conduzida por Carla Raniele de Jesus Machado, que lesionou-se gravemente. O teste do Etilometro, a que foi submetido o acusado, indicou ingestão de bebida alcoólica de 1.03Mg/L. O limite para que não haja constatação de crime é 0.34Mg/L e para que não ocorra sequer a infração administrativa, 0.04Mg/L. O veículo do acusado foi removido ao pátio do DETRAN e este preso em flagrante e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi autuado em flagrante pela autoridade policial.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Relatório mensal das PATAMO!



          Os dados das atividades desenvolvidas pelas Patrulhas Tático Móveis – PATAMO - do 29ºBPM, no mês de agosto, foram compilados. Nas cinco barreiras físicas montadas nos principais acesso da cidade, 407 pessoas e 300 veículos foram abordados e vistoriados, dentre eles motocicletas, ônibus e caminhões. Destes, 05 foram removidos ao depósito do DETRAN.
            As guarnições das PATAMO confeccionaram 05 Boletins de Ocorrência, 33 Autos de Infração de Trânsito e apreenderam 10 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).
            As infrações de trânsito constatadas com maior frequência foram Embriagues (10), dirigir sem CNH (04) e Licenciamento vencido (06).
            As atividades das Patrulhas Tático Móveis, no mês de agosto, estiveram voltadas, em grande parte do período, ao município de Augusto Pestana, onde prestaram apoio em virtude das eleições municipais. Neste mês a atuação volta-se, especialmente, a Ijuí, com barreiras e patrulhamentos em locais de difícil acesso, especialmente à noite.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

29º BPM prende segundo envolvido no latrocínio desta terça-feira

     As buscas ao segundo envolvido no Latrocínio do bairro Elisabeth, que vitimou FREDOLINO BECHORNER, encerraram nesta manhã. Uma guarnição do 29ºBPM prendeu DIONILDO DE VARGAS VIEIRA, o "DIONI", nascido em 30/10/91, na divisa dos municípios de Coronel Barros e Entre-Ijuíz, na localidade de Esquina Gaúcha, na residência de familiares. Ele tentou esquivar-se ao avistar a aproximação dos Policiais Militares, porém não reagiu. Ele estava em liberdade condicional e teve seu nome citado pelo menor apreendido pela BM enquanto tentava vender pertences da vítima, na manhã desta terça-feira. Segundo aquele, DIONI foi quem desferiu os golpes de faca que vitimaram FREDOLINO. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Ijuí. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

29ºBPM apreende possível autor de Roubo com morte!

     Uma guarnição da BM apreendeu um menor envolvido no crime de homicídio, cuja vítima é FRIDOLINO BESCHORNER, nascido em 21/04/1928. O idoso foi morto na madrugada de hoje, em sua residência no bairro Elizabeth, após "supostamente" ter acordado durante a prática de furto em sua residência. Informações levaram a guarnição da BM a apreender um menor no bairro Getúlio Vargas, que fora apresentado na Delegacia de Polícia sob suspeita de ter participado da ação que resultou na subtração de pertences e na morte da vitima, que fora esfaqueada. Na DP o menor apreendido informou o nome do segundo envolvido, maior e com inúmeras passagens policiais.

29ºBPM recupera veículo furtado!


     Uma motocicleta foi recuperada na tarde desta segunda-feira, em Ijuí. Denúncia anônima levou uma guarnição da BM até a localidade de Parador onde foi localizada a motocicleta placa IND 9950, sem as rodas, paralamas, farol, indicadores de direção, rabeta, painel, espelhos e placa. Consulta ao Sistema indicou que o veículo havia sido furtado em 22 de junho em Ijuí.Foi removido ao pátio do guincho.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Principais ocorrências atendidas pelo 29ºBPM no final de semana em Ijuí!


O 29ºBPM atendeu a diversos chamados da comunidade neste domingo. Dentre as principais ocorrências atendidas, destacam-se:

Posse de Entorpecente (maconha) - Ijuí
Na madrugada deste domingo, na BR 285, bairro Sol Nascente, um homem foi detido por Posse de entorpecente. Ele conduzia a motocicleta Yamaha Factor, placa ISG-4603, e na abordagem foi encontrada uma trouxinha de plástico contendo 01 grama de maconha. A droga foi apreendida e o acusado liberado após a confecção do Termo Circunstanciado que o obrigará a comparecer em audiência no Poder Judiciário.

Desobediência - Ijuí
Na mesma madrugada, no mesmo endereço, um homem foi preso por Desobediência. Ele efetuava malabarismo com a motocicleta Honda CG 125 placa IUF-9069 no interior do pátio do Posto Nossa Casa e ao ser abordado desobedeceu a ordem policial de descer do veiculo e tirar o capacete. Foi necessário o uso moderado da forca para contê-lo e identificá-lo. Jonatan Scherer foi liberado após assinar o Termo Circunstanciado e assumir o compromisso de comparecer perante o Juizado Especial Criminal.

Prisão por furto tentado - Ijuí
Ainda na madrugada de ontem, na Rua 12 de Outubro – Centro – uma vítima informou que estava na parada de Ônibus em frente ao Bradesco quando dois indivíduos tentaram furtar o aparelho celular que levava consigo. Um deles teria lhe agarrado no pescoço porém a vitima se desvencilhado. Os Policiais Militares realizaram buscas nas proximidades e localizaram os acusados, Singlair Linhaio e um menor. Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Pronto Atendimento.

Lesão Corporal - Ijuí
No CTG Chaleira Preta, na tarde deste domingo, houve solicitação de comparecimento após briga entre um segurança e um frequentador. Ambos se lesionaram na luta corporal a que se submeteram e foram encaminhados a atendimento médico antes da confecção do registro da ocorrência policial.

Ainda houve quatro ocorrências no trânsito, sendo: Dois acidentes com danos materiais e dois crimes, um do tipo “Permitir que pessoa não habilitada tome posse de veículo automotor” e outro “Lesão corporal culposa”.

domingo, 8 de setembro de 2013

29ºBPM participa do desfile da Pátria em Ijuí!

     O desfile de 07 de Setembro encerrou a semana da pátria em Ijuí. Civis e militares desfilaram neste sábado pela Rua Benjamim Constant e emocionaram aos presentes. 
     A abertura do evento se deu com a revista à tropa e com o desfile cívico. Alunos do Colégio Tiradentes da BM, de Ijuí, abriram o desfile Militar que contou também com a tropa do 27ºGAC.
     O 29º Batalhão de Polícia Militar apresentou três viaturas novas, cujos modelos foram empregados neste ano no Policiamento Ostensivo, sendo um Prisma (GM), um Sandero (Renaut) e outra Pálio Adventure (Fiat). O efetivo escalado no policiamento do evento garantiu que não houvesse qualquer advento contrário à ordem pública. 
     Na próxima sexta-feira haverá, na Praça da República, a abertura oficial da semana Farroupilha 2013. 


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Colégio Tiradantes da BM abre inscrições!

     O Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em Ijuí, está com inscrições abertas para novos alunos. 70 jovens serão selecionados para o primeiro ano do ensino médio de 2014. O candidato estará apto ao ingresso após ser aprovado nas três etapas do concurso: intelectual, médico e físico. Para se matricular será necessário estar entre os 70 candidatos com maior nota. Na primeira fase da seleção serão recrutados os 150 melhore colocados.
     São requisitos de ingresso: Ser brasileiro; ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental e ter até 16 anos de idade. É necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 e recolher taxa de inscrição, forme edital. 
     O Cap João Volmei Guerra Spagnol, Cmt do Liceu, informa que o edital está disponível no site www.brigadamilitar.rs.gov.br/ctbm. Detalhes podem ser solicitados nos telefones 3332 9416 e 3332 1417. O período de inscrições se estende até o dia 17 de outubro. Via Correio, até o dia 10. 


Principais ocorrências atendidas nas últimas horas

     Nas últimas horas o efetivo do 29ºBPM atendeu, dentre outras, às seguintes ocorrências em Ijuí e nos municípios da região que integram a área do batalhão: Lesão corporal culposa na direção de veículo automotor; apreensão de entorpecente; apreensão de objetos; furto qualificado; entrega de direção de veículo a pessoa não habilitada; desobediência e resistência e duas violência doméstica, sendo uma em Coronel Barros e outra em Ajuricaba.
     Destaque para prisão e apreensão de diversas jóias, por volta das 17h desta quinta-feira. Como o acusado Felipe de Almeida Rolim (com inúmeras ocorrências) uma guarnição apreendeu três correntes, tipo gargantilhas, douradas e com pingentes; uma aliança dourada; um anel dourado com brilhante cor azul; três pulseiras prateadas e um relógio feminino em aço inox, marca Orient. Uma dos pingentes traz o nome "IVANIR".
     A prisão e consequente apreensão dos objetos se deu na Rua Ceará 277, bairro Glória, enquanto Policiais Militares faziam patrulhamento de rotina e avistaram a motocicleta Yamaha/YBR 125, placa IMW 6015 em atitude suspeita. Na tentativa de abordagem o condutor empreendeu fuga e foi acompanhado. Próximo à sua residência, em um pátio, o acusado jogou os objetos descritos. Em ato continuo a motocicleta foi abordada e o condutor identificado e preso. O veículo foi recolhido ao pátio do guincho e autuado por infrações de trânsito.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

29ºBPM apreende objetos comumente utilizados na prática de crimes!

     Uma abordagem de veículo suspeito, pouco depois da meia noite, na RS 155, culminou na apreensão de objetos costumeiramente utilizados na prática de furtos e roubos. Na S10 prata, placas HPB 3851, abordada nas proximidades da ponte do Rio Potiribu, havia três homens. Com eles as guarnições apreenderam duas toucas, tipo ninja; dois pares de luva; um rolo de fita adesiva; duas lanternas; duas chaves de fenda; uma folha de película adesiva preta; um óculos transparente; três facas, tipo campeiras e um canivete sem marca aparente. Esse tipo de material é comumente utilizado na prática de furtos e roubos, especialmente em propriedades rurais.
     Ao avistarem a proximidades das viaturas da BM os tripulantes da S10 tentaram se desfazer dos objetos, jogando alguns na pista. Os acusados foram apresentados, juntamente com o material apreendido, na Delegacia de Polícia de Ijuí.