domingo, 27 de outubro de 2013

29ºBPM prende foragido

     Um homem foragido da justiça foi preso na tarde deste sábado em Ijuí. Uma abordagem ao veículo Scort vermelho, placas CAG 9572, emplacado em Santa Catarina, resultou na captura de Ronaldo da Silva. 
     Contra ele havia mandado de prisão Expedido pela Comarca de Brusque. Ele foi recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI).  A abordagem se deu na Av. 21 de Abril, bairro Thomé de Souza. 



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

29ºBPM apreende menor com moto furtada e placa adulterada

     Uma abordagem na Rua Silvio Romero, bairro Alvorada, resultou na recuperação de uma motocicleta furtada, por volta do meio dia de hoje. A placa usada era de outra moto, também furtada.
    A guarnição da BM que abordou a motocicleta 125, preta, percebeu que a placa usada estava adulterada com fita isolante, para dificultar a identificação. Consulta ao sistema indicou que a placa não pertencia àquela moto, e sim a outra, furtada.
     Em ato continuo os Policiais Militares fizeram nova consulta ao sistema, desta vez pela numeração do chassi da moto abordada e souberam que esta também era furtada. A motocicleta abordada foi levada dia 09 de setembro, à noite, quando estacionada defronte ao Colégio 25 de Julho, no bairro São José. 
     O menor, de 17 anos que conduzia a motocicleta no momento da abordagem, foi apreendido e está sendo apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Ele já tem passagem policial por Receptação.
     A motocicleta furtada será periciada e deverá ser restituída ao proprietário.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prisão em cumprimeno de Mandado judicial

     No início da noite de ontem uma guarnição do 29º BPM prendeu, em Ijuí, Gelmar Luis Brachtvogel Ergang. Ele se encontrava na Rua Dr. Pestana, no centro. Contra ele havia Mandado de Prisão expedido pela Comarca de Carazinho. Foi apresentado no Instituto Penal de Ijuí (IPI).      

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Prisão e recuperação de veículo

     As guarnições do 29ºBPM, em Ijuí, recuperaram um veículo furtado e cumpriram um Mandado de prisão, nesta manhã.
     O veículo recuperado, o Gol placas ICX 7106, havia sido levado durante a noite de uma empresa de som automotivo e seu dono sequer sabia do furto. O carro foi localizado por volta das sete horas, sem o aparelho de som, na Rua Casemiro de Abreu, no bairro Alvorada. Foi removido ao depósito.
     O preso, em cumprimento de Mandado, é Paulo dos Santos Rosa. Labico havia sido preso em flagrante pela BM na semana passada, por violência doméstica. Foi novamente recolhido ao presídio.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prisão - nova prisão por tráfico soma quase um quilo de droga

     Nova investida do 29ºBPMr, nesta tarde, retirou quantidade grande de droga das ruas de Ijuí. Depois da primeira prisão no bairro Assis Brasil, denúncia levou a mesma guarnição da BM a lograr êxito em localizar uma acusada de tráfico em frente à sua residência no bairro Jardim, negociando entorpecente com usuários.
     Diessica Camila Nunes de Oliveira, 18 anos, foi presa com 497,71g de maconha, 4 celulares, uma balança de precisão usada para pesar droga e R$ 121,00.
     As duas prisões desta tarde somam pouco menos de um quilo de maconha e resultaram na condução de dois acusados de tráfico à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI).
Diessica


29ºBPM prende acusado de tráfico.

     Uma guarnição do 29ºBPM prendeu um acusado em flagrante delito de Tráfico, na tarde de hoje, no cemitério municipal, na Av. Getúlio Vargas. Gilberto Telles Ferreira carregava consigo 121,85g de maconha e R$ 206,00. A informação recebida pelos Policiais Militares é que ele traficava para crianças, nas proximidades.
     Após a lavratura do Auto de Prisão de Flagrante, será recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI). 

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Atuação da BM na EXPOIJI/FENADI - dados

     Os onze dias de feira mais uma vez movimentaram a Brigada Militar na Região. O 29º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ijuí, contou com reforço de outras duas unidades da área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO-Mis), o 7º Regimento de Polícia Montada de Santo Ângelo e o 14ºBPM de São Luis Gonzaga. 
     O efetivo local foi empregado no parque em regime de Hora Extra, o que fez com que o Policiamento Ostensivo na cidade não fosse alterado e recebesse ainda incremento, em virtude da grande quantidade de veículos e pessoas que deslocaram a Ijuí. Já os Policiais Militares das outras unidades perceberam diárias e permaneceram em Ijuí o tempo necessário para garantir conjuntamente a tranquilidade do evento.
     Em todos os turnos houve o emprego de Policiais Militares, porém, com incremento, nos dias mais críticos e de maior aglomeração de pessoas. No interior do parque houve a confecção de sete documentos operacionais, por crimes e/ou contravenções. Dois Termos Circunstanciados por "Desobediência, resistência e desacato" e um por "Vias de fato". Também foram confeccionados Boletins de Ocorrência, em forma de Comunicação de Ocorrência Policial, para uma "Desobediência" à portaria 001/2013 da Vara da Infância e Juventude; "Fuga de local de acidente"; "Localização de documento" e "Dano" em veículo no estacionamento.
     Para o Capitão Alexandre Moreira Pereira, que responde pelo Comando do 29ºBPM, a comunidade regional mostrou-se ordeira e comprometida com o evento, uma vez que não houve registro de ocorrências relevantes. Após sua primeira feira como responsável pelo policiamento, o oficial credita o sucesso da atuação da BM a uma série de fatos, especialmente ao alto grau de comprometimento e conhecimento técnico do efetivo empregado.
    

Atuação do 29ºBPM na EXPOIJUÍ/FENADI 2013

     Estamos avaliando os resultados e compilando os dados da atuação da BM na feira.
Em seguida, divulgaremos nota.

Marcos Heberle
Sargento - Responsável pela Comunicação Social do 29ºBPM

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

29ºBPM apoia PC em operação no bairro Lambari

     Efetivo do 29ºBPM apoiou a Polícia Civil de Ijuí, nesta tarde, em operação deflagrada no bairro Lambari.
     As ações de apoio, solicitadas pela Polícia Civil, fizeram parte da Operação Baluarte, que a BM desenvolve em toda a área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO-Mis). Cinco Mandados de Busca e Apreensão foram cumpridos. A BM participou com vinte e cinco Policiais Militares, cinco viaturas e um helicóptero, do Grupamento aéreo de Uruguaiana. 
   

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prisão por tráfico

     Uma denúncia de possível tráfico na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), na manhã de hoje, acabou com o acusado preso e recolhido àquela casa prisional.
     Por volta das 10 horas, após denúncia que um homem havia jogado droga para o interior da PMEI sobre o muro, uma guarnição fez buscas e logrou êxito em localizá-lo, já na Rua Cassiano Ricardo, bairro Boa Vista. Em revista pessoal foi localizado um parelho de telefone celular, com inúmeras mensagem que indicavam traficância por parte do acusado. Aos policiais ele confirmou ter arremessado a droga para dentro do pátio da Penitenciária. 
     Na Delegacia de Polícia, Rogério Rodrigues teve o Auto de Prisão em Flagrante lavrado e foi recolhido.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mulher é presa por furto em Ijuí

     Solicitação pessoal de uma comerciante vitima de furto levou uma guarnição da BM a prender a acusada e recuperar produtos, que somam mais de DOIS mil reais. Por volta das 11h50min Policiais Militares iniciaram buscas a uma mulher alta, morena e tatuada, que teria furtado em dois estabelecimentos comerciais de Ijuí. Ela foi localizada já na carona de um moto-táxi, na Rua das Chácaras. Revista à bolsa resultou na apreensão de oito frascos de perfume e dois pares de brincos. Tania Maria Soares da Silva teve o flagrante lavrado, por Furto, na Delegacia de Polícia.

Prisão - Violência Doméstica

     Uma ocorrência de violência doméstica, no novo condomínio residencial da Pedreira, acabou com o acusado recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), nesta manhã. Após receber denúncia por volta das 07h, através do fone 190, que um homem estaria agredindo sua companheira, uma guarnição compareceu no local e prendeu o autor. Paulo Dos Santos Rosa, alcunha LABICO, com inúmeras passagens policiais, foi detido enquanto coagia sua esposa a não abrir a porta do quarto do casal à guarnição, depois de tê-la agredido com uma espada. Um menino de 10 anos, filho da vitima, recebeu os Policiais Militares e confirmou que a mãe estava sendo agredida pelo padrasto. Ele resistiu à prisão e foi algemado. Na Delegacia foi autuado em flagrante delito e foi recolhido à PMEI.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prisão de foragido

     Foi capturado na manhã de hoje, na Linha 4 Leste, próximo ao parque de exposições, o foragido Jandrei da Silva das Silva. Ele estava na condição de foragido do Instituto Penal de Ijuí desde o dia 09 de setembro. Foi recolhido à Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Operação Balada Segura

     A operação Balada Segura desenvolvida no sábado à noite em Ijuí, no bairro Lambari, contou com a participação da Brigada Militar. Também atuaram a Polícia Rodoviária Federal e a Coordenadoria Municipal de Trânsito.
     Os dez Policiais Militares envolvidos confeccionaram dois Boletins de Ocorrência, sendo um em forma de Comunicação de Ocorrência e outro, Termo Circunstanciado, ambos por "Permitir direção por pessoa embriagada" e quatorze Autos de Infração de Trânsito (AIT).
     Destes, seis pelo Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro - Dirigir sob influência de álcool- sendo três para condutores que se submeteram ao teste do Etilometro e os demais aos que se recusaram. Também foram autuados condutores por Desobedecer ordem de parada; Licenciamento vencido; Manobra perigosa; Entregar veículo para pessoa embriagada; Sem CNH e Entregar direção a pessoa sem condições de dirigir.
     A medida administrativa aplicada pelo DETRAN ao Art.165, independentemente do condutor se submeter ao teste do Etilometro ou não, é a Suspensão do Direito de Dirigir pelo período de um ano. No ato, a BM recolhe a CNH do condutor pelo período de 24 horas. Após, ele deve retirá-la e poderá dirigir, até receber a ordem do DETRAN para entregá-la. Só então iniciará a contagem de prazo de 12 meses. 
     No total, sessenta testes de Etilometro foram realizados pela BM nesta Operação.
     Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou 93 testes de Etilometro e autuou a 21 condutores, sendo 11 por Embriagues (06 para condutores que se recusaram ao teste do Etilometro e 05 pelo resultado positivo. Também prendeu 02 condutores por Embriagues, cujos índices dos testes realizados foram superiores a 0.34Mg/L e removeu 01 veículo por "...não estar devidamente licenciado".

29ºBPM prende foragido

     O foragido Getúlio Claro Severo, que serrou as grades de sua cela no Instituto Penal de Ijuí na noite de sábado, ficou menos de 24 horas foragido. Ontem à noite uma guarnição recapturou-o. Ele foi abordado na Av. Devi José Martins e novamente recolhido.

29ºBPM apreende droga


     Pelo menos mais duas ocorrências de Posse de Entorpecente foram registradas por nossas guarnições nas últimas horas. Ontem, por volta das 02h20min, na Rua Goiás - Assis Brasil - foi abordado um grupo de cinco homens, nas arquibancadas no Centro Poliesportivo. Um deles portava pequena quantidade de maconha.
     Já nesta madrugada foi apreendida pequena quantidade de Cocaína, no centro. O abordado carregava consigo a droga, em sua carteira. Em ambos os casos a droga foi apreendia e os autores assumiram no Termo Circunstanciado o compromisso de comparecer no JECrim - Juizado Especial Criminal - em audiências já marcadas.

29ºBPM prende por Porte ilegal de arma de fogo



     No sábado, por volta das 22 horas, ocorreu prisão por Porte ilegal de arma de fogo. A abordagem a um veículo Celta, tripulado pelo autor, se deu na BR 285, KM 456. Foi preso e apresentado na Delegacia de Polícia, Douglas Campos Scherer. Ele portava um revólver, marca Taurus, com numeração raspada e municiado com seis cartuchos.




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

29ºBPM apreende droga no centro

     Uma pequena quantidade de droga foi apreendida nesta tarde, por volta das 15 horas, no centro de Ijuí. Uma guarnição do policiamento ostensivo do 29ºBPM abordou três indivíduos, na praça da República, e com dois deles localizou duas petecas e um cigarro de maconha.
     Os que portavam a droga foram presos e liberados após a confecção do Termo Circunstanciado, por Entorpecente - posse, onde ambos assinaram termo de compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal (JECrim). A droga será encaminhada à Polícia federal.

29ºBPM prende foragido

     Uma abordagem na madrugada de hoje, por volta da 01h40min, na Av. Nações Unidas, no bairro Osvaldo Aranha, resultou na prisão de um foragido. Contra Leandro Cesar havia Mandado de Prisão. Após ser conduzido ao HCI para exames de rotina, conforme preconiza o Código de Processo Penal, foi apresentado na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

29ºBPM ganha novos Sargentos

     Regressaram e apresentaram-se nesta segunda-feira (07) na sede do 29º Batalhão de Polícia Militar, os quatro novos Sargentos da BM que no final de setembro foram promovidos à graduação de Segundo Sargento, pelo governador Tarso Genro, após concluírem o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) na Escola de Formação de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria. Os sargentos Alexandro Rodrigues e Cláudia Gadonski foram aprovados no último concurso público promovido pela Brigada Militar. Já Cleomar Maciel e José luis Miller Nogueira (Jóia) foram convocados por antiguidade.
     O curso de formação teve duração de onze meses e carga horário de 1.200 horas/aula, além de cerca de três meses de estágio no litoral norte e sul. Os três Sargentos de Ijuí iniciam hoje suas atividades no policiamento ostensivo. O sargento Miller retornou ao pelotão de Jóia.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Governador visita região das missões

     O Governador Tarso Genro, autoridade maior da Brigada Militar, visitou dois municípios da área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões no sábado, dia 05. Seu compromisso inicial foi em Ijuí, no aeroporto municipal. Daqui, partiu a São Luiz Gonzaga onde participou de ato solene na Expo São Luis e no início da tarde retornou a Ijuí, onde embarcou em voo com destino à capital. 
      Em Ijuí o governador foi recebido por autoridades locais, pelo comandante regional da BM, Tenente Coronel Claiton Rui da Costa Portilho e pelo Capitão Alexandre Moreira Pereira, que responde pelo comando do 29ºPM.
     Efetivo do batalhão de Ijuí escoltou o chefe do executivo do estado em sua viajem às missões.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Colégio Tiradentes: inscrições se encerram neste mês

     O Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em Ijuí, está com inscrições abertas para novos alunos. 70 jovens serão selecionados para o primeiro ano do ensino médio de 2014. O candidato estará apto ao ingresso após ser aprovado nas três etapas do concurso: intelectual, médico e físico. Para se matricular será necessário estar entre os 70 candidatos com maior nota. Na primeira fase da seleção serão recrutados os 150 melhore colocados.
     São requisitos de ingresso: Ser brasileiro; ter concluído ou estar concluindo o ensino fundamental e ter até 16 anos de idade. É necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4 e recolher taxa de inscrição, forme edital. 
     O Cap João Volmei Guerra Spagnol, Cmt do Liceu, informa que o edital está disponível no site www.brigadamilitar.rs.gov.br/ctbm. Detalhes podem ser solicitados nos telefones 3332 9416 e 3332 1417. O período de inscrições se estende até o dia 17 de outubro. Via Correio, até o dia 10.

29ºBPM cumpre Mandados de prisão

     Mais dois Mandados de prisão foram cumpridos hoje em Ijuí, pelas guarnições da BM. Por volta das 10 horas foi preso Jonatan Brum Inocêncio, na Rua Carlos Guilherme Hering, bairro São Geraldo. Pouco mais tarde, por volta do meio dia e meia, Alexandre de Almeida de Oliveira foi preso na RS 342, Km 121.
Alexandre

Jonatan


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Relatório de atividades das PATAMO

     As PATAMO - Patrulhas Tático Móveis - do 29ºBPM divulgam seu relatório mensal, relativo às atividades desenvolvidas no mês de setembro. 
     Nas 08 barreiras viárias montadas especialmente nos acessos à cidade e nas incursões nos bairros, 376 veículos foram abordados e 480 pessoas foram identificadas. Destes veículos, 90 são motocicletas.
     As fiscalizações resultaram em 18 Autos de Infração de Trânsito (AIT), por infrações como Dirigir sem CNH (Art.162 I do Código de Trânsito Brasileiro); Embriaguez (Art.165); Veículo registrado porém não devidamente licenciado (Art.230V), dentre outras.
     As Patrulhas realizaram 07 prisões, aplicaram 100 testes de Etilômetro e ainda fiscalizaram 05 bares, 10 estabelecimentos comerciais, 04 escolas, 08 agencias bancárias, 10 lotéricas e 02 postos de combustíveis. No referido mês ainda apoiaram ao Pelotão da BM de Catuípe em virtude da realização de feira municipal. As PATAMO foram criadas em maio deste ano com o fito de aumentar a fiscalização no trânsito, em virtude do grande número de acidentes registrados, bem como de promover abordagens nos bairros de Ijui. 
    

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PATAMO divulga relatório mensal nesta quinta-feira

     Amanhã (quinta-feira) o Comando do 29ºBPM divulgará o relatório mensal das PATAMO (Patrulhas Tático Móveis). Nele constará as principais atividades desenvolvidas pelas Patrulhas no mês de setembro.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Motociclista não habilitado é preso em manobra perigosa

     Um motociclista foi preso em flagrante de crime de trânsito, no bairro Modelo, nesta segunda-feira. A BM se deparou com a motocicleta CG 150, placa IOI 9446, em frente à escola IMEAB, cujo condutor fazia malabarismos e equilibrava-se em apenas uma das rodas. Na primeira tentativa de abordagem a guarnição não obteve sucesso. Foi necessário acompanhá-lo para conseguir aborda-lo no bairro Modelo. Ele não era habilitado. O veículo foi removido. O condutor foi autuado pelas infrações de trânsito e responderá perante a justiça pelo crimede Direção Perigosa.